METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: UMA NECESSIDADE NO
CONTEXTO CONTEMPORÂNEO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80656 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1605 "inscrito_id" => 6761 "titulo" => """ METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: UMA NECESSIDADE NO \r\n CONTEXTO CONTEMPORÂNEO """ "resumo" => """ O AVAN?O CIENT?FICO-TECNOL?GICO CONSTANTE NA CONTEMPORANEIDADE INTERFERE INTRINSICAMENTE NO \r\n PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA QUE A EDUCA??O BANC?RIA N?O SUPORTA AS \r\n DEMANDAS GLOBAIS QUE ENVOLVEM A CI?NCIA E TECNOLOGIA, ? NECESS?RIO TRANSMUTAR O ENSINO ATRAV?S DA RENOVA??O DE METODOLOGIAS. POSTO ISSO, AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM S?O EVIDENCIADAS, PORQUANTO QUE ESTAS T?M COMO ESCOPO INSERIR O ESTUDANTE COMO O ATOR PRINCIPAL NESTE CEN?RIO, FAZENDO COM QUE O SUJEITO PARTICIPE ENERGICAMENTE DO PROCESSO DE CONSTRU??O DO SEU PR?PRIO CONHECIMENTO. PERANTE O EXPOSTO, ESTAS METODOLOGIAS TEM SIGNIFICATIVO VALOR PARA A TRANSFORMA??O DA EDUCA??O, PORTANTO, FORAM SURGINDO DIVERSAS RAMIFICA??ES QUE NECESSITARAM SER CLASSIFICADAS. POR ESTE MOTIVO, AUTORES SEGMENTARAM AS METODOLOGIAS EM QUEST?O EM: \r\n APRENDIZAGEM COLABORATIVA (N?O H? HIERARQUIZA??O NO GRUPO, OCASIONANDO EM UM PROCESSO MAIS ABERTO) E APRENDIZAGEM COOPERATIVA (GRUPOS HETEROG?NEOS COM DIVIS?O DE TAREFAS). APESAR DE HAVER ESSA CATEGORIZA??O, AINDA ENCONTRAM- SE ESTUDOS COM CLASSIFICA??ES INCORRETAS, POR ISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? DE AVERIGUAR A CLASSIFICA??O REFERENTE A METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM EM TRABALHOS CIENT?FICOS. PARA TAL, FORAM INVESTIGADOS TRABALHOS CIENT?FICOS COMPLETOS, COMO TESES, DISSERTA??ES, ARTIGOS E E-BOOKS. ATRAV?S DO LEVANTAMENTO DE DADOS FOI \r\n POSS?VEL VISLUMBRAR QUE 35, 38% DOS ESTUDOS ANALISADOS CONTINHAM CLASSIFICA??O INCORRETA \r\n REFERENTE A METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, EXPONDO UM CEN?RIO PREOCUPANTE DE ESTUDOS \r\n QUE TRABALHAM COM ESSAS METODOLOGIAS T?O IMPORTANTES PARA O CONTEXTO DA SOCIEDADE \r\n CONTEMPOR?NEA """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, APRENDIZAGEM COOPERATIVA, CLASSIFICAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID6761_29072021222356.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ANDREZA CARVALHO" "autor_email" => "andrezacarvalhocs19@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80656 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1605 "inscrito_id" => 6761 "titulo" => """ METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: UMA NECESSIDADE NO \r\n CONTEXTO CONTEMPORÂNEO """ "resumo" => """ O AVAN?O CIENT?FICO-TECNOL?GICO CONSTANTE NA CONTEMPORANEIDADE INTERFERE INTRINSICAMENTE NO \r\n PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA QUE A EDUCA??O BANC?RIA N?O SUPORTA AS \r\n DEMANDAS GLOBAIS QUE ENVOLVEM A CI?NCIA E TECNOLOGIA, ? NECESS?RIO TRANSMUTAR O ENSINO ATRAV?S DA RENOVA??O DE METODOLOGIAS. POSTO ISSO, AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM S?O EVIDENCIADAS, PORQUANTO QUE ESTAS T?M COMO ESCOPO INSERIR O ESTUDANTE COMO O ATOR PRINCIPAL NESTE CEN?RIO, FAZENDO COM QUE O SUJEITO PARTICIPE ENERGICAMENTE DO PROCESSO DE CONSTRU??O DO SEU PR?PRIO CONHECIMENTO. PERANTE O EXPOSTO, ESTAS METODOLOGIAS TEM SIGNIFICATIVO VALOR PARA A TRANSFORMA??O DA EDUCA??O, PORTANTO, FORAM SURGINDO DIVERSAS RAMIFICA??ES QUE NECESSITARAM SER CLASSIFICADAS. POR ESTE MOTIVO, AUTORES SEGMENTARAM AS METODOLOGIAS EM QUEST?O EM: \r\n APRENDIZAGEM COLABORATIVA (N?O H? HIERARQUIZA??O NO GRUPO, OCASIONANDO EM UM PROCESSO MAIS ABERTO) E APRENDIZAGEM COOPERATIVA (GRUPOS HETEROG?NEOS COM DIVIS?O DE TAREFAS). APESAR DE HAVER ESSA CATEGORIZA??O, AINDA ENCONTRAM- SE ESTUDOS COM CLASSIFICA??ES INCORRETAS, POR ISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? DE AVERIGUAR A CLASSIFICA??O REFERENTE A METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM EM TRABALHOS CIENT?FICOS. PARA TAL, FORAM INVESTIGADOS TRABALHOS CIENT?FICOS COMPLETOS, COMO TESES, DISSERTA??ES, ARTIGOS E E-BOOKS. ATRAV?S DO LEVANTAMENTO DE DADOS FOI \r\n POSS?VEL VISLUMBRAR QUE 35, 38% DOS ESTUDOS ANALISADOS CONTINHAM CLASSIFICA??O INCORRETA \r\n REFERENTE A METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, EXPONDO UM CEN?RIO PREOCUPANTE DE ESTUDOS \r\n QUE TRABALHAM COM ESSAS METODOLOGIAS T?O IMPORTANTES PARA O CONTEXTO DA SOCIEDADE \r\n CONTEMPOR?NEA """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, APRENDIZAGEM COOPERATIVA, CLASSIFICAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID6761_29072021222356.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ANDREZA CARVALHO" "autor_email" => "andrezacarvalhocs19@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }