O AVAN?O CIENT?FICO-TECNOL?GICO CONSTANTE NA CONTEMPORANEIDADE INTERFERE INTRINSICAMENTE NO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA QUE A EDUCA??O BANC?RIA N?O SUPORTA AS
DEMANDAS GLOBAIS QUE ENVOLVEM A CI?NCIA E TECNOLOGIA, ? NECESS?RIO TRANSMUTAR O ENSINO ATRAV?S DA RENOVA??O DE METODOLOGIAS. POSTO ISSO, AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM S?O EVIDENCIADAS, PORQUANTO QUE ESTAS T?M COMO ESCOPO INSERIR O ESTUDANTE COMO O ATOR PRINCIPAL NESTE CEN?RIO, FAZENDO COM QUE O SUJEITO PARTICIPE ENERGICAMENTE DO PROCESSO DE CONSTRU??O DO SEU PR?PRIO CONHECIMENTO. PERANTE O EXPOSTO, ESTAS METODOLOGIAS TEM SIGNIFICATIVO VALOR PARA A TRANSFORMA??O DA EDUCA??O, PORTANTO, FORAM SURGINDO DIVERSAS RAMIFICA??ES QUE NECESSITARAM SER CLASSIFICADAS. POR ESTE MOTIVO, AUTORES SEGMENTARAM AS METODOLOGIAS EM QUEST?O EM:
APRENDIZAGEM COLABORATIVA (N?O H? HIERARQUIZA??O NO GRUPO, OCASIONANDO EM UM PROCESSO MAIS ABERTO) E APRENDIZAGEM COOPERATIVA (GRUPOS HETEROG?NEOS COM DIVIS?O DE TAREFAS). APESAR DE HAVER ESSA CATEGORIZA??O, AINDA ENCONTRAM- SE ESTUDOS COM CLASSIFICA??ES INCORRETAS, POR ISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? DE AVERIGUAR A CLASSIFICA??O REFERENTE A METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM EM TRABALHOS CIENT?FICOS. PARA TAL, FORAM INVESTIGADOS TRABALHOS CIENT?FICOS COMPLETOS, COMO TESES, DISSERTA??ES, ARTIGOS E E-BOOKS. ATRAV?S DO LEVANTAMENTO DE DADOS FOI
POSS?VEL VISLUMBRAR QUE 35, 38% DOS ESTUDOS ANALISADOS CONTINHAM CLASSIFICA??O INCORRETA
REFERENTE A METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, EXPONDO UM CEN?RIO PREOCUPANTE DE ESTUDOS
QUE TRABALHAM COM ESSAS METODOLOGIAS T?O IMPORTANTES PARA O CONTEXTO DA SOCIEDADE
CONTEMPOR?NEA