O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DISCUTIR A CRIAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA EM CASA QUE TRATA, ESPECIFICAMENTE, SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. NO TOCANTE À METODOLOGIA, DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA-AÇÃO, CARACTERIZADA PELA REALIZAÇÃO DE ESTUDOS, OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ENSINO PARA A SITUAÇÃO EMERGENCIAL PANDÊMICA. O CENÁRIO DA INVESTIGAÇÃO FOI O MUNICÍPIO DE MATINHAS, NA PARAÍBA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE, APESAR DAS DIFICULDADES, TODOS OS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FORAM CONTEMPLADOS COM AS AÇÕES DO PROJETO E INCENTIVADOS A CONTINUAR SUA APRENDIZAGEM, MESMO DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA. OBSERVOU-SE TAMBÉM QUE, PARA ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA FINS ESPECÍFICOS, É NECESSÁRIO A CRIAÇÃO DE UM PLANO QUE ENVOLVA O TRABALHO DE DIVERSOS PROFISSIONAIS, SOBRETUDO DO PROFESSOR. VERIFICOU-SE, AINDA, OS ESFORÇOS DOS PROFESSORES EM APRENDER A USAR AS TECNOLOGIAS, EM PRODUZIR OS MATERIAIS E SE COLOCAR À DISPOSIÇÃO DAS FAMÍLIAS E ESTUDANTES. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE O CONTEXTO DA PANDEMIA CRIOU UM CENÁRIO NOVO, QUE DEIXARÁ MARCAS E EXIGIRÁ CUIDADOS NESTE RETORNO GRADUAL DAS AULAS PRESENCIAIS E PARA ISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO A PRESENÇA DE UMA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO QUE PRIMA PELA QUALIDADE E EQUIDADE DAS AÇÕES, ALÉM DA DISPONIBILIZAÇÃO DE RECURSOS E UM OLHAR ESPECIAL DO GESTOR MUNICIPAL.