OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES POPULARES TRAÇAM HISTORICAMENTE UMA LUTA PELA EDUCAÇÃO POPULAR. FUNDAMENTAM-SE NA FORMAÇÃO POLÍTICA DOS SEUS MEMBROS, MAS TÊM A NECESSIDADE DE PREPARAR OS ALUNOS PARA O VESTIBULAR/ENEM. REALIDADE NO BRASIL DESDE 1975 (UMA RETOMADA ÀS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO POPULAR, EXTINGUIDAS DURANTE A DITADURA MILITAR), QUANDO FOI CRIADO, POR EXEMPLO, O CURSO PARA NEGROS E CARENTES (CENTRO DE ESTUDOS BRASIL-ÁFRICA, EM SÃO GONÇALO NO RIO DE JANEIRO). DESDE ENTÃO, O NÚMERO DE CURSOS POPULARES AUMENTOU NO BRASIL. NA DÉCADA DE 90, OS CURSOS POPULARES PASSAM A SER UM DOS MAIS IMPORTANTES MOVIMENTOS DE TENSIONAMENTO DO SISTEMA EDUCACIONAL DO BRASIL. SÃO OS MAIORES CRÍTICOS À ELITIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE, SE PAUTANDO TAMBÉM POR GRANDE NÚMERO DE DISCUSSÕES SOCIAIS COMO RACISMO, EXCLUSÃO EDUCACIONAL, POBREZA. ESTE ESTUDO INVESTIGOU, NO ANO DE 2019 A CIDADANIA NOS CURSOS: SAMORA MACHEL E NÚCLEO INDEPENDENTE E COMUNITÁRIO DE APRENDIZAGEM-NICA. O PRIMEIRO LOCALIZADO NAS DEPENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO-UFRJ E O SEGUNDO NA FAVELA DO JACAREZINHO NO RIO DE JANEIRO. O OBJETIVO FOI COMPREENDER O CONCEITO E CONCEPÇÃO DE CIDADANIA PRESENTES NAS LEGISLAÇÕES, COM AS CONCEPÇÕES DE CIDADANIA DEFENDIDAS NAS PROPOSTAS DOS CURSOS. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA, COORDENADORES PEDAGÓGICOS. AS ENTREVISTAS GERARAM DUAS QUESTÕES QUE SÃO: A MOTIVAÇÃO PARA VESTIBULAR/ENEM E A COMPREENSÃO DOS CURSOS SOBRE O SIGNIFICADO DE CIDADANIA.