OS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS TÊM UM PAPEL IMPORTANTE NO ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DOS ESTUDANTES PARA CONCLUIR O CURSO SUPERIOR. A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS POLÍTICAS ACADÊMICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DOIS CAMPI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. A PESQUISA SEGUIU UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA E ANÁLISE DOCUMENTAL. FORAM IDENTIFICADAS AS SEGUINTES POLÍTICAS ACADÊMICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: OS AUXÍLIOS MORADIA, RESIDÊNCIA, RESTAURANTE, TRANSPORTE, CRECHE, BOLSA PERMANÊNCIA, ALUNO APOIADOR E O PROJETO MILTON SANTOS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. VERIFICOU-SE A IMPORTÂNCIA DESSAS AÇÕES ESTRUTURADAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE COM SUBSÍDIO DE BOLSAS COMO UMA POLÍTICA RELEVANTE QUE APOIAM A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NOS CURSOS, PRINCIPALMENTE AOS QUE SE ENCONTRAM EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE ECONÔMICA E SOCIAL.