O ARTIGO AQUI DESENVOLVIDO TRAZ PARCIALMENTE OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM FASE DE CONCLUSÃO, DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, CÂMPUS FRANCISCO BELTRÃO. APRESENTA COMO TEMA O CURRÍCULO ESCOLAR, CUJA TEMÁTICA DE INVESTIGAÇÃO GIRA EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR AUTÔNOMA, EM EXPERIMENTO NAS ESCOLAS ITINERANTES DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST), NO PARANÁ, CHAMADA DE COMPLEXOS DE ESTUDO. ASSIM, O FOCO PRINCIPAL DA PESQUISA É A PROPOSTA CURRICULAR POR COMPLEXOS DE ESTUDO, ENQUANTO UMA PROPOSTA AUTÔNOMA DE CURRÍCULO ESCOLAR. O OBJETIVO QUE NOS DIRECIONA É A BUSCA PELA COMPREENSÃO DE COMO A PROPOSTA CURRICULAR DOS COMPLEXOS DE ESTUDO REPRESENTA UM ESPAÇO AUTÔNOMO DE PROPOSIÇÃO DE UM CURRÍCULO PARA A FORMAÇÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS DO CAMPO. PARA TANTO, NOS DEDICAMOS ESPECIFICAMENTE À ANÁLISE DE ASPECTOS QUE CARACTERIZAM A PROPOSTA COMPLEXOS DE ESTUDO, A PARTIR DE ALGUNS ELEMENTOS PRESENTES NESTA PROPOSTA. PARTIMOS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, PARA A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS POR MEIO DE PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. A TEMÁTICA DESTE TRABALHO VEM AO ENCONTRO DA NECESSIDADE DE COMPREENDER NA ATUALIDADE O CAMPO DAS CONTRADIÇÕES ENTRE UMA PROPOSTA HEGEMÔNICA E UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE CURRÍCULO ESCOLAR COMO POSSÍVEL RESPOSTA AOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO EM DISPUTA NA SOCIEDADE.