A GENÉTICA TRATA-SE DE UM RAMO DE ESTUDO DA BIOLOGIA ONDE SÃO ABORDADOS ASSUNTOS COMO, TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS REPASSADAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA AO LONGO DOS TEMPOS DIANTE DISTO, TEM-SE A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: DE QUE FORMA OS ALUNOS PODEM IDENTIFICAR O PROCESSO DE MITOSE E MEIOSE, TENDO EM VISTA A SEPARAÇÃO CROMOSSÔMICA? O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE ALTERNATIVAS NO ENSINO DE GENÉTICA E MOSTRAR QUE UMA SIMPLES ATIVIDADE PODE FAZER TODA A DIFERENÇA EM SALA DE AULA. BOA PARTE DOS ALUNOS NO BRASIL CONCLUEM O ENSINO MÉDIO ENTENDENDO AS LEIS DE MENDEL COMO APENAS “LETRAS” QUE SE COMBINAM EM UM CRUZAMENTO, ONDE DIFICILMENTE NÃO CONSEGUEM A ASSOCIAR QUE ESSAS “LETRAS” COMO AA OU AA, SÃO APENAS SÍMBOLOS, REPRESENTANDO AS SEQUÊNCIAS NUCLEOTÍDICAS, QUE REPRESENTAM OS GENES LOCALIZADAS NOS CROMOSSOMOS. PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE PRÁTICA, O LIVRO ‘’BIOLOGIA EM CONTEXTO’’, DOS AUTORES AMABIS E MARTHO (2013), FOI UTILIZADO COMO OBJETO, NO QUAL ATIVIDADE ERA INTITULADA COMO ‘’IDEOGRAMA DO CARIÓTIPO HUMANO’’. NO LIVRO, FORAM CITADOS OS CARIÓTIPOS: UM CARIÓTIPO NORMAL, UM CARIÓTIPO DA SÍNDROME DE KLINEFELTER, UM CARIÓTIPO DA SÍNDROME DE DOWN E UM CARIÓTIPO DA SÍNDROME DE TURNER. DURANTE A REALIZAÇÃO DA AULA PRÁTICA, CONFORME ELES IAM RECORTANDO OS DESENHOS E IAM COLOCANDO AOS PARES, LOGO IAM ASSOCIANDO A PRATICA AOS PROCESSOS DE MITOSE E MEIOSE, POIS FACILITOU A COMPREENSÃO EM RELAÇÃO A ESTES ASSUNTOS ABORDADOS DE FORMA TEÓRICA ANTERIORMENTE.