O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR O CONTEXTO DO ENSINO DE QU?MICA ORG?NICA NA EDUCA??O B?SICA COM O OBJETIVO DE MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO QUE SE REFERE AOS CONTE?DOS DE QU?MICA ORG?NICA, BUSCANDO M?TODOS DE INTRODUZIR PR?TICAS EXPERIMENTAIS NAS AULAS, DE MODO QUE O DOCENTE CONSIGA REALIZ?-LA TANTO DURANTE A AULA QUE OCORRA EM UM AMBIENTE REMOTO, COMO TEM ACONTECIDO DEVIDO A PANDEMIA DO COVID -19 OU EM UM AMBIENTE EM QUE AS AULAS OCORREM PRESENCIALMENTE, TENDO EM VISTA AS DIFICULDADES E REALIDADE DE CADA ESCOLA. AP?S UMA BUSCA EM LIVROS DID?TICOS E PLATAFORMAS COMO GOOGLE E YOUTUBE, FORAM ENCONTRADOS V?RIOS EXPERIMENTOS E SELECIONADOS QUATRO DELES, OS QUAIS SER?O APRESENTADOS NO PRESENTE TRABALHO. OS EXPERIMENTOS ESCOLHIDOS PODEM SER REALIZADOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS DE F?CIL ACESSO, TANTO PARA PROFESSORES, COMO PARA ALUNOS, ONDE PODEM SER
INTRODUZIDOS NAS AULAS REMOTAS, EM QUE OS PROFESSORES PODEM MOSTRAR O V?DEO PARA OS ALUNOS VISUALIZAREM OS EXPERIMENTOS OU PEDIREM PARA OS ALUNOS REALIZAR A PR?TICA DE SUAS PR?PRIAS RESID?NCIAS, COMO EM ENSINO PRESENCIAL EM ESCOLAS QUE N?O POSSUEM LABORAT?RIOS, TORNANDO O ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO E FACILITANDO NA COMPREENS?O DOS CONTE?DOS REFERENTES ? QU?MICA ORG?NICA.