A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SE CONFIGURA NUMA CONSTANTE CONSTRUÇÃO, NA QUAL OS INDIVÍDUOS SE RELACIONAM COM O MUNDO, O REELABORAM, COMPLEMENTAM, FACE À SUA COMPLEXIDADE. A CONSTATAÇÃO DE UM MEIO AMBIENTE DEGRADADO, BEM COMO SEU ECOSSISTEMA, REMETE A UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS SOCIAIS QUE FAVORECEM ESSE ESTADO, AO MESMO TEMPO EM QUE NOS CONDUZEM À NECESSIDADE DE UMA URGENTE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL. ASSIM, TEM-SE POR OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM VISTAS A PRÁTICA INCLUSIVA. A ELABORAÇÃO DO ARTIGO SE DEU A PARTIR DA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, COMPROMETIDO COM A IDENTIFICAÇÃO DE OBRAS DE REFERÊNCIA E ARTIGOS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE O TEMA, E MANTÉM AFINIDADE COM AS INDAGAÇÕES DEFINIDAS PARA O ESTUDO. OBSERVOU-SE QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UMA POSSIBILIDADE DE FOMENTAR AS HABILIDADES PSÍQUICAS, NO QUE E REFERE AO COGNITIVO DOS ESTUDANTES, SENDO UMA OPORTUNIDADE, AINDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE DESENVOLVEREM UMA POSTURA DE COMPORTAMENTO DE SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA PRATICA INCLUSIVA.