O PRESENTE ESTUDO CIENTÍFICO VERSARÁ ACERCA DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, BEM COMO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SUAS DIRETRIZES CURRICULARES E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS POSTAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ESTA QUE TEM CONTEMPLADO INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA EM SEU PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DADA A DISPONIBILIDADE DE SOFTWARES E PROGRAMAS, SENDO ESSAS DEFICIÊNCIAS COGNITIVAS OU SENSORIAIS. É UMA PRODUÇÃO TEXTUAL QUE CUJOS OBJETIVOS GIRAM EM TORNO DAS DISCUSSÕES ACERCA DAS NOVAS TECNOLOGIAS VOLTADAS AO ENSINO DESSES INDIVÍDUOS, TENDO ÊNFASE AO LONGO DA MESMA AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS. O REFERENCIAL METODOLÓGICO DA PRODUÇÃO PRIVILEGIA AS LEGISLAÇÕES BRASILEIRAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, BEM COMO AUTORES RENOMADOS QUE DISCUTEM ACERCA DA TECNOLOGIA EM PROL DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DESTES. AO FINAL, PROCURA ANALISAR O TRABALHO DO PROFESSOR E OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTE NA ACOLHIDA DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA, BEM COMO AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DIRECIONADAS A ESSAS PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, SUGERE ESTRATÉGIAS PARA AUXILIAR O TRABALHO PARA COM ESSE ALUNO, DE MODO A PRIVILEGIAR UMA MAIOR ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO MESMO.