O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É FUNDAMENTAL DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, VISTO QUE ESSE MOMENTO PERMITE AO FUTURO PROFESSOR UM CONTATO DIRETO COM A REALIDADE DO CAMPO DE ESTÁGIO, POSSIBILITANDO A PRÁTICA DA TEORIA COMPREENDIDA EM SALA DE AULA. DESTA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO E ENSINO DE BIOLOGIA I, RESPONSÁVEL POR CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOCENTE ACADÊMICA E PRÁTICA. NESTA PERSPECTIVA, O TRABALHO APRESENTADO POSSUI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, CONSTRUÍDO A PARTIR DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO REFERENTE À DISCIPLINA DE ESTÁGIO E ENSINO DE BIOLOGIA I, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE. QUANTO AOS ESTÁGIOS, ESSES FORAM REALIZADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA NA CIDADE DE GRAVATÁ – PE, COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. COM ISSO, A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROPORCIONOU EXPERIÊNCIAS ENRIQUECEDORAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, POSSIBILITANDO COMPREENDER MELHOR A ATUAÇÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA, CONHECER A REALIDADE ESCOLAR E AINDA ASSUMIR UMA POSTURA ATIVA E CRÍTICA ENQUANTO FUTURO DOCENTE. DIANTE DISSO, É NOTÓRIA A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS, VISTO QUE A TEORIA E A PRÁTICA COMPLEMENTAM-SE DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, TRAZENDO NÃO APENAS O CRESCIMENTO PROFISSIONAL MAIS TAMBÉM PESSOAL MEDIANTE A CONSTRUÇÃO DE VALORES ÉTICOS.