GRAÇAS A SUA NATUREZA LÚDICA, OS JOGOS FACILITAM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, PROMOVEM O INTERESSE, A MOTIVAÇÃO, AUXILIAM NA COOPERAÇÃO E NAS TOMADAS DE DECISÕES QUE PODEM REFLETIR NO MEIO ESCOLAR E SOCIAL. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM CONJUNTO DE ATIVIDADES NO ENSINO DA ARITMÉTICA QUE PODEM FACILITAR A COMPREENSÃO DAS CRIANÇAS E TORNAR O ENSINO PRAZEROSO. FOI PROPOSTA UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM JOGOS DESAFIOS E SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA 22 EDUCANDOS, DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA MUNICIPAL DA REGIÃO DE FORMOSA-GO. ANTES DE INICIAR A INTERVENÇÃO FOI REALIZADO UM PERÍODO DE OBSERVAÇÃO A FIM DE CONHECER A REALIDADE DOS ESTUDANTES. FORAM SELECIONADOS JOGOS COM COMPONENTES CURRICULARES QUE CONTEMPLASSEM AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO E EVENTUALMENTE MULTIPLICAÇÃO. VERIFICOU-SE UMA EFETIVA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS, ESTES PASSARAM A TER MAIS FACILIDADE EM REALIZAR OS CÁLCULOS MENTAIS E A INFERIR A PARTIR DA SUBTRAÇÃO AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO. VERIFICOU-SE UM COMPORTAMENTO DIFERENCIADO DOS ESTUDANTES PERANTE OS CONTEÚDOS ABORDADOS: PARTICIPARAM ATIVAMENTE DAS AULAS RESGUARDANDO A ATENÇÃO, HOUVE UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS COLEGAS, ALEGRARAM-SE AO BRINCAR E ASSIM CONSTRUIR UM SABER, DEMONSTRARAM MAIS AGILIDADE PARA OS CÁLCULOS MENTAIS, ELEVARAM A AUTOESTIMA ALÉM DE TEREM ADQUIRIDO PRAZER PELO APRENDIZADO. ADQUIRIRAM A CAPACIDADE DE PERCEBER A SUBTRAÇÃO A PARTIR DA ADIÇÃO E COMEÇARAM A CONSTRUIR OS PRIMEIROS CONCEITOS DA MULTIPLICAÇÃO, POR MEIO DOS AGRUPAMENTOS REALIZADOS NOS JOGOS E DE OUTRAS INDAGAÇÕES QUE SUSCITARAM DESEQUILÍBRIOS QUE LEVARAM A UMA NOVA FORMA DE PENSAR.