COM O AVANÇO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) ESTÃO CADA VEZ MAIS ACESSÍVEIS E PRESENTES NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. A EDUCAÇÃO ANDA DE MÃOS DADAS COM A TECNOLOGIA, NÃO IMPORTA A IDADE, APRENDER CONTEÚDOS SE TORNA MAIS DINÂMICO QUANDO UTILIZAMOS AS TICS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA COMO TENDÊNCIA METODOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, ALÉM DE, CONSTRUIR UMA PROPOSTA DIDÁTICA QUE SERVIRÁ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA SUBSIDIAR OS EDUCADORES NA APLICAÇÃO DE NOVAS ABORDAGENS EM SALA DE AULA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA BASEADA NA LITERATURA E EM AUTORES QUE DOMINAM BEM O ASSUNTO, AS UTILIZAÇÕES DE SUAS OBRAS DERAM SUPORTE A ESTE TRABALHO. A COLETA DE DADOS FOI FEITA ATRAVÉS ACERVOS CIENTÍFICOS, PERIÓDICOS, LIVROS, MATERIAIS IMPRESSOS E SITES DA INTERNET. DANDO O SUPORTE NECESSÁRIO AO TEMA PESQUISADO, ESTE ARTIGO APOIOU-SE NO REFERENCIAL TEÓRICO DE SILVA (2018) E BULEGON (2010) E ENTRE OUTROS AUTORES. AS TICS SÃO UMA REALIDADE NA EDUCAÇÃO; PARA EFETIVAR SEU USO E APLICAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE MODO QUE ESTAS CONTRIBUAM PARA UMA MELHORA SIGNIFICATIVA NOS ÍNDICES EDUCACIONAIS, É PRECISO AMPLIAR CADA VEZ MAIS A PESQUISA REFLETINDO E DEBATENDO CURRÍCULO, PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E POLITICAS EDUCACIONAIS.