Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: A GAMIFICAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA DE ENSINO

Palavra-chaves: GAMIFICAÇÃO, ENSINO REMOTO, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
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      QUE BATEU A PORTA COMO SEM PRECEDENTES. PARTINDO DESSE PRECEITO A APLICAÇÃO DA DINÂMICA DE GAMIFICAÇÃO\r\n
      EM SALA DE AULA SE TORNOU UMA FORTE ALIADA NO ESFORÇO PARA MELHORAR ESSA SITUAÇÃO, ACOMPANHANDO ASSIM\r\n
      O CRESCIMENTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA\r\n
      PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUALITATIVA, OBJETIVANDO APRESENTAR ALGUNS DOS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS NA ÁREA\r\n
      DA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE AQUELES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, ASSIM COMO REFORÇAR O QUÃO ÚTEIS PODEM SER\r\n
      AS ATIVIDADES QUE POSSUEM DINÂMICA DE GAMIFICAÇÃO. FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA\r\n
      COM ALUNOS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI, ONDE FOI\r\n
      OBSERVADO A CAPACIDADE DA MELHORA DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, JUNTO COM AUMENTO DO ESTÍMULO\r\n
      POR PARTE DOS ALUNOS A PARTICIPAREM DAS AULAS, TORNANDO O AMBIENTE DA SALA DE AULA QUE FOI TÃO PREJUDICADO\r\n
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

COM A COMPLEXA SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAM TODOS OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS, DIRETA OU INDIRETAMENTE NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO NO BRASIL ATUALMENTE, A BUSCA POR NOVAS METODOLOGIAS QUE AJUDEM A SANAR OS PREJUÍZOS OCASIONADOS PELA PANDEMIA, EM DECORRÊNCIA DA COVID-19, SE TORNOU ALGO QUE BATEU A PORTA COMO SEM PRECEDENTES. PARTINDO DESSE PRECEITO A APLICAÇÃO DA DINÂMICA DE GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA SE TORNOU UMA FORTE ALIADA NO ESFORÇO PARA MELHORAR ESSA SITUAÇÃO, ACOMPANHANDO ASSIM O CRESCIMENTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUALITATIVA, OBJETIVANDO APRESENTAR ALGUNS DOS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE AQUELES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, ASSIM COMO REFORÇAR O QUÃO ÚTEIS PODEM SER AS ATIVIDADES QUE POSSUEM DINÂMICA DE GAMIFICAÇÃO. FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI, ONDE FOI OBSERVADO A CAPACIDADE DA MELHORA DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, JUNTO COM AUMENTO DO ESTÍMULO POR PARTE DOS ALUNOS A PARTICIPAREM DAS AULAS, TORNANDO O AMBIENTE DA SALA DE AULA QUE FOI TÃO PREJUDICADO COM O DISTANCIAMENTO SOCIAL MAIS PRODUTIVO E PRAZEROSO PARA TODOS AS PARTES ENVOLVIDAS.

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