COM A COMPLEXA SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAM TODOS OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS, DIRETA OU
INDIRETAMENTE NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO NO BRASIL ATUALMENTE, A BUSCA POR NOVAS METODOLOGIAS QUE
AJUDEM A SANAR OS PREJUÍZOS OCASIONADOS PELA PANDEMIA, EM DECORRÊNCIA DA COVID-19, SE TORNOU ALGO
QUE BATEU A PORTA COMO SEM PRECEDENTES. PARTINDO DESSE PRECEITO A APLICAÇÃO DA DINÂMICA DE GAMIFICAÇÃO
EM SALA DE AULA SE TORNOU UMA FORTE ALIADA NO ESFORÇO PARA MELHORAR ESSA SITUAÇÃO, ACOMPANHANDO ASSIM
O CRESCIMENTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUALITATIVA, OBJETIVANDO APRESENTAR ALGUNS DOS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS NA ÁREA
DA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE AQUELES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, ASSIM COMO REFORÇAR O QUÃO ÚTEIS PODEM SER
AS ATIVIDADES QUE POSSUEM DINÂMICA DE GAMIFICAÇÃO. FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
COM ALUNOS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI, ONDE FOI
OBSERVADO A CAPACIDADE DA MELHORA DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, JUNTO COM AUMENTO DO ESTÍMULO
POR PARTE DOS ALUNOS A PARTICIPAREM DAS AULAS, TORNANDO O AMBIENTE DA SALA DE AULA QUE FOI TÃO PREJUDICADO
COM O DISTANCIAMENTO SOCIAL MAIS PRODUTIVO E PRAZEROSO PARA TODOS AS PARTES ENVOLVIDAS.