A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA É COMPREENDIDA COMO UM PILAR DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SUSTENTADA TAMBÉM PELO ENSINO E PESQUISA NA PROMOÇÃO DE BENEFÍCIOS RECÍPROCOS PARA A SOCIEDADE E PARA OS ESTUDANTES. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, SURGEM AS LIGAS ACADÊMICAS COMO VÍNCULO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO CONTINUADA DOS ESTUDANTES POR MEIO DAS ATIVIDADES DE VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES E MULTIDISCIPLINARES VOLTADAS À CIDADANIA. NESSE CONTEXTO, NO INÍCIO DE 2020, FOI CRIADA A LIGA ACADÊMICA DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA (LAHE), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, FORMADA POR DISCENTES E DOCENTES DA UFPE EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COM O INTUITO DE DESPERTAR O INTERESSE PELO ESTUDO DE TEMAS RELEVANTES À HISTOLOGIA E À EMBRIOLOGIA ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE TEORIAS E PRÁTICAS VISANDO COMPLEMENTAR A FORMAÇÃO ACADÊMICA, BEM COMO OFERECER SERVIÇOS DIRECIONADOS À COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA NUM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM TRANSVERSAL. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO CARACTERÍSTICA EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DA LIGA NA FORMAÇÃO CURRICULAR E PROFISSIONAL DOS LIGANTES. DESSA FORMA, A PESQUISA ASSUME UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEANDO-SE NAS INTERPRETAÇÕES DAS RESPOSTAS DOS PARTICIPANTES POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ON-LINE. PORTANTO, ATRELADO ÀS CONSIDERAÇÕES INDIVIDUAIS E AO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, MESMO NUM CONTEXTO VIRTUAL, DEVIDO A PANDEMIA DA COVID19, VERIFICA-SE QUE A PARTICIPAÇÃO NAS LIGAS ACADÊMICAS NÃO BENEFICIA SOMENTE O CRESCIMENTO ACADÊMICO MAS PROPORCIONA UMA DIVERSIDADE DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS QUE AMPLIAM A PERSPECTIVA UNIVERSITÁRIA E PROFISSIONAL, ALÉM DE POSSIBILITAR UM ESPAÇO DE APRENDIZADO, DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS, DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS E DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.