Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE BIOGEORAFIA E LITERATURA INFANTOJUVENIL – UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO COM O GÊNERO LÍRICO E IMAGENS

Palavra-chaves: BIOGEOGRAFIA, LITERATURA INFANTOJUVENIL, GÊNERO LÍRICO, IMAGENS, PAISAGEM Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79874 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 557 "inscrito_id" => 1745 "titulo" => "ENSINO DE BIOGEORAFIA E LITERATURA INFANTOJUVENIL – UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO COM O GÊNERO LÍRICO E IMAGENS" "resumo" => "ESTA EXPOSIÇÃO EXTERNA O DIÁLOGO ENTRE O GÊNERO LITERÁRIO LÍRICO E IMAGENS DA NATUREZA, ESTAMPADAS EM DOIS LIVROS INFANTOJUVENIS (PASSARINHOS DO BRASIL – POEMAS QUE VOAM E ÁRVORES DO BRASIL – CADA POEMA NO SEU GALHO – DE LALAU E LAURABEATRIZ). AS OBRAS FORAM ESTUDADAS, INTERDISCIPLINARMENTE, NAS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA, REFLETINDO E APRENDENDO A RESPEITO DO CONTEÚDO COMUM – BIOMAS BRASILEIROS E BIODIVERSIDADE. COLOCADO EM PRÁTICA EM QUATRO (4) TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEFET – MG (CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS). ASSIM, O CERNE DESSA INTENÇÃO DIDÁTICA FOI ANALISAR O APORTE DA LITERATURA INFANTOJUVENIL EM SALA DE AULA A UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, NESSE CASO, UNINDO O GÊNERO LITERÁRIO – POESIA - COM IMAGENS, EM DOIS BELOS TEXTOS LÍRICO-VISUAIS. VERIFICAMOS QUE OS LIVROS APLICADOS ASSEGURARAM UMA LEITURA INSPIRADORA, SERVINDO DE CONEXÃO ENTRE A LITERATURA E O APROFUNDAMENTO ARRAZOADO DO TÓPICO PRIORIZADO NESTA PROPOSTA. BASEANDO-SE NO CONCEITO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PELO SUJEITO – LETRAMENTO – COMO PRÁTICA SOCIAL, EXPANDINDO CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS DOS DISCENTES, EM MAGDA SOARES, BAKHTIN E VYGOTSKY, PARTICULARMENTE.ESTA EXPOSIÇÃO EXTERNA O DIÁLOGO ENTRE O GÊNERO LITERÁRIO LÍRICO E IMAGENS DA NATUREZA, ESTAMPADAS EM DOIS LIVROS INFANTOJUVENIS (PASSARINHOS DO BRASIL – POEMAS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "BIOGEOGRAFIA, LITERATURA INFANTOJUVENIL, GÊNERO LÍRICO, IMAGENS, PAISAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA114_ID1745_28072021160019.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÁLIA CALDAS SANÁBIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROSÁLIA CALDAS SANÁBIO DE OLI" "autor_email" => "rosasanabio@gmail.com" "autor_ies" => "CEFET-MG CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TENOLÓGICA DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79874 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 557 "inscrito_id" => 1745 "titulo" => "ENSINO DE BIOGEORAFIA E LITERATURA INFANTOJUVENIL – UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO COM O GÊNERO LÍRICO E IMAGENS" "resumo" => "ESTA EXPOSIÇÃO EXTERNA O DIÁLOGO ENTRE O GÊNERO LITERÁRIO LÍRICO E IMAGENS DA NATUREZA, ESTAMPADAS EM DOIS LIVROS INFANTOJUVENIS (PASSARINHOS DO BRASIL – POEMAS QUE VOAM E ÁRVORES DO BRASIL – CADA POEMA NO SEU GALHO – DE LALAU E LAURABEATRIZ). AS OBRAS FORAM ESTUDADAS, INTERDISCIPLINARMENTE, NAS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA, REFLETINDO E APRENDENDO A RESPEITO DO CONTEÚDO COMUM – BIOMAS BRASILEIROS E BIODIVERSIDADE. COLOCADO EM PRÁTICA EM QUATRO (4) TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEFET – MG (CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS). ASSIM, O CERNE DESSA INTENÇÃO DIDÁTICA FOI ANALISAR O APORTE DA LITERATURA INFANTOJUVENIL EM SALA DE AULA A UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, NESSE CASO, UNINDO O GÊNERO LITERÁRIO – POESIA - COM IMAGENS, EM DOIS BELOS TEXTOS LÍRICO-VISUAIS. VERIFICAMOS QUE OS LIVROS APLICADOS ASSEGURARAM UMA LEITURA INSPIRADORA, SERVINDO DE CONEXÃO ENTRE A LITERATURA E O APROFUNDAMENTO ARRAZOADO DO TÓPICO PRIORIZADO NESTA PROPOSTA. BASEANDO-SE NO CONCEITO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PELO SUJEITO – LETRAMENTO – COMO PRÁTICA SOCIAL, EXPANDINDO CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS DOS DISCENTES, EM MAGDA SOARES, BAKHTIN E VYGOTSKY, PARTICULARMENTE.ESTA EXPOSIÇÃO EXTERNA O DIÁLOGO ENTRE O GÊNERO LITERÁRIO LÍRICO E IMAGENS DA NATUREZA, ESTAMPADAS EM DOIS LIVROS INFANTOJUVENIS (PASSARINHOS DO BRASIL – POEMAS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "BIOGEOGRAFIA, LITERATURA INFANTOJUVENIL, GÊNERO LÍRICO, IMAGENS, PAISAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA114_ID1745_28072021160019.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÁLIA CALDAS SANÁBIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROSÁLIA CALDAS SANÁBIO DE OLI" "autor_email" => "rosasanabio@gmail.com" "autor_ies" => "CEFET-MG CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TENOLÓGICA DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTA EXPOSIÇÃO EXTERNA O DIÁLOGO ENTRE O GÊNERO LITERÁRIO LÍRICO E IMAGENS DA NATUREZA, ESTAMPADAS EM DOIS LIVROS INFANTOJUVENIS (PASSARINHOS DO BRASIL – POEMAS QUE VOAM E ÁRVORES DO BRASIL – CADA POEMA NO SEU GALHO – DE LALAU E LAURABEATRIZ). AS OBRAS FORAM ESTUDADAS, INTERDISCIPLINARMENTE, NAS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA, REFLETINDO E APRENDENDO A RESPEITO DO CONTEÚDO COMUM – BIOMAS BRASILEIROS E BIODIVERSIDADE. COLOCADO EM PRÁTICA EM QUATRO (4) TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEFET – MG (CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS). ASSIM, O CERNE DESSA INTENÇÃO DIDÁTICA FOI ANALISAR O APORTE DA LITERATURA INFANTOJUVENIL EM SALA DE AULA A UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, NESSE CASO, UNINDO O GÊNERO LITERÁRIO – POESIA - COM IMAGENS, EM DOIS BELOS TEXTOS LÍRICO-VISUAIS. VERIFICAMOS QUE OS LIVROS APLICADOS ASSEGURARAM UMA LEITURA INSPIRADORA, SERVINDO DE CONEXÃO ENTRE A LITERATURA E O APROFUNDAMENTO ARRAZOADO DO TÓPICO PRIORIZADO NESTA PROPOSTA. BASEANDO-SE NO CONCEITO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PELO SUJEITO – LETRAMENTO – COMO PRÁTICA SOCIAL, EXPANDINDO CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS DOS DISCENTES, EM MAGDA SOARES, BAKHTIN E VYGOTSKY, PARTICULARMENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.