ESTA EXPOSIÇÃO EXTERNA O DIÁLOGO ENTRE O GÊNERO LITERÁRIO LÍRICO E IMAGENS DA NATUREZA, ESTAMPADAS EM DOIS LIVROS INFANTOJUVENIS (PASSARINHOS DO BRASIL – POEMAS QUE VOAM E ÁRVORES DO BRASIL – CADA POEMA NO SEU GALHO – DE LALAU E LAURABEATRIZ). AS OBRAS FORAM ESTUDADAS, INTERDISCIPLINARMENTE, NAS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA, REFLETINDO E APRENDENDO A RESPEITO DO CONTEÚDO COMUM – BIOMAS BRASILEIROS E BIODIVERSIDADE. COLOCADO EM PRÁTICA EM QUATRO (4) TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEFET – MG (CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS). ASSIM, O CERNE DESSA INTENÇÃO DIDÁTICA FOI ANALISAR O APORTE DA LITERATURA INFANTOJUVENIL EM SALA DE AULA A UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, NESSE CASO, UNINDO O GÊNERO LITERÁRIO – POESIA - COM IMAGENS, EM DOIS BELOS TEXTOS LÍRICO-VISUAIS. VERIFICAMOS QUE OS LIVROS APLICADOS ASSEGURARAM UMA LEITURA INSPIRADORA, SERVINDO DE CONEXÃO ENTRE A LITERATURA E O APROFUNDAMENTO ARRAZOADO DO TÓPICO PRIORIZADO NESTA PROPOSTA. BASEANDO-SE NO CONCEITO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PELO SUJEITO – LETRAMENTO – COMO PRÁTICA SOCIAL, EXPANDINDO CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS DOS DISCENTES, EM MAGDA SOARES, BAKHTIN E VYGOTSKY, PARTICULARMENTE.