O PRESENTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR PONTOS DE REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO EDUCACIONAL ESCOLAR PAUTADO NUMA PERSPECTIVA COLETIVA, NA QUAL OS EDUCANDOS ENQUANTO INTEGRANTES DE UM GRUPO FORMATIVO POSSAM ATUAR DE MODO ATIVO E CRÍTICO EM SUA FORMAÇÃO. COM VISTA EM ATINGIR TAL PROPOSITO, A METODOLOGIA ADOTA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER DESCRITIVO E DE NATUREZA QUALITATIVA, ASSIM SENDO OS DADOS FORAM COLETADOS EM LIVROS, REVISTAS, PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E REPOSITÓRIOS DE TESES E DISSERTAÇÕES. OS RESULTADOS OBTIDOS NOS PERMITE EXPOR QUE OS TRABALHOS EDUCATIVOS ANCORADOS NUMA PERSPECTIVA GRUPAL APRESENTAM-SE COMO UM CAMINHO FRUTÍFERO PARA A CONSOLIDAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO SOCIAL, POSTO QUE POR MEIO DESSE CANAL DIALÓGICO ENTRE OS SUJEITOS QUE COMPÕEM OS GRUPOS, SERIA POSSÍVEL EXPOR NÃO APENAS AS DEMANDAS E DESAFIOS ENFRENTADOS EM SEU COTIDIANO, COMO TAMBÉM PROJETAR POSSÍVEIS CAMINHOS PARA À TRANSFORMAÇÃO OU RESOLUÇÃO DESSES ENTRAVES, OU SEJA, UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA EMANCIPAÇÃO E PENSAMENTO CRÍTICO DO SUJEITO EDUCANDO.