Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO SOCIAL: POR UM TRABALHO COLETIVO NO PROCESSO EDUCACIONAL ESCOLAR

Palavra-chaves: GRUPOS EDUCATIVOS, EDUCAÇÃO CRÍTICA, LETRAMENTO SOCIAL, EMANCIPAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80360
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1200
    "inscrito_id" => 4847
    "titulo" => "LETRAMENTO SOCIAL: POR UM TRABALHO COLETIVO NO PROCESSO EDUCACIONAL ESCOLAR"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR PONTOS DE REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO EDUCACIONAL ESCOLAR PAUTADO NUMA PERSPECTIVA COLETIVA, NA QUAL OS EDUCANDOS ENQUANTO INTEGRANTES DE UM GRUPO FORMATIVO POSSAM ATUAR DE MODO ATIVO E CRÍTICO EM SUA FORMAÇÃO. COM VISTA EM ATINGIR TAL PROPOSITO, A METODOLOGIA ADOTA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER DESCRITIVO E DE NATUREZA QUALITATIVA, ASSIM SENDO OS DADOS FORAM COLETADOS EM LIVROS, REVISTAS, PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E REPOSITÓRIOS DE TESES E DISSERTAÇÕES. OS RESULTADOS OBTIDOS NOS PERMITE EXPOR QUE OS TRABALHOS EDUCATIVOS ANCORADOS NUMA PERSPECTIVA GRUPAL APRESENTAM-SE COMO UM CAMINHO FRUTÍFERO PARA A CONSOLIDAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO SOCIAL, POSTO QUE POR MEIO DESSE CANAL DIALÓGICO ENTRE OS SUJEITOS QUE COMPÕEM OS GRUPOS, SERIA POSSÍVEL EXPOR NÃO APENAS AS DEMANDAS E DESAFIOS ENFRENTADOS EM SEU COTIDIANO, COMO TAMBÉM PROJETAR POSSÍVEIS CAMINHOS PARA À TRANSFORMAÇÃO OU RESOLUÇÃO DESSES ENTRAVES, OU SEJA, UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA EMANCIPAÇÃO E PENSAMENTO CRÍTICO DO SUJEITO EDUCANDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GRUPOS EDUCATIVOS, EDUCAÇÃO CRÍTICA, LETRAMENTO SOCIAL, EMANCIPAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA108_ID2710_29052021144017.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "UELITON ANDRÉ DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "UELITON ANDRÉ"
    "autor_email" => "ueliton_andre@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80360
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1200
    "inscrito_id" => 4847
    "titulo" => "LETRAMENTO SOCIAL: POR UM TRABALHO COLETIVO NO PROCESSO EDUCACIONAL ESCOLAR"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR PONTOS DE REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO EDUCACIONAL ESCOLAR PAUTADO NUMA PERSPECTIVA COLETIVA, NA QUAL OS EDUCANDOS ENQUANTO INTEGRANTES DE UM GRUPO FORMATIVO POSSAM ATUAR DE MODO ATIVO E CRÍTICO EM SUA FORMAÇÃO. COM VISTA EM ATINGIR TAL PROPOSITO, A METODOLOGIA ADOTA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER DESCRITIVO E DE NATUREZA QUALITATIVA, ASSIM SENDO OS DADOS FORAM COLETADOS EM LIVROS, REVISTAS, PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E REPOSITÓRIOS DE TESES E DISSERTAÇÕES. OS RESULTADOS OBTIDOS NOS PERMITE EXPOR QUE OS TRABALHOS EDUCATIVOS ANCORADOS NUMA PERSPECTIVA GRUPAL APRESENTAM-SE COMO UM CAMINHO FRUTÍFERO PARA A CONSOLIDAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO SOCIAL, POSTO QUE POR MEIO DESSE CANAL DIALÓGICO ENTRE OS SUJEITOS QUE COMPÕEM OS GRUPOS, SERIA POSSÍVEL EXPOR NÃO APENAS AS DEMANDAS E DESAFIOS ENFRENTADOS EM SEU COTIDIANO, COMO TAMBÉM PROJETAR POSSÍVEIS CAMINHOS PARA À TRANSFORMAÇÃO OU RESOLUÇÃO DESSES ENTRAVES, OU SEJA, UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA EMANCIPAÇÃO E PENSAMENTO CRÍTICO DO SUJEITO EDUCANDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GRUPOS EDUCATIVOS, EDUCAÇÃO CRÍTICA, LETRAMENTO SOCIAL, EMANCIPAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA108_ID2710_29052021144017.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "UELITON ANDRÉ DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "UELITON ANDRÉ"
    "autor_email" => "ueliton_andre@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR PONTOS DE REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO EDUCACIONAL ESCOLAR PAUTADO NUMA PERSPECTIVA COLETIVA, NA QUAL OS EDUCANDOS ENQUANTO INTEGRANTES DE UM GRUPO FORMATIVO POSSAM ATUAR DE MODO ATIVO E CRÍTICO EM SUA FORMAÇÃO. COM VISTA EM ATINGIR TAL PROPOSITO, A METODOLOGIA ADOTA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER DESCRITIVO E DE NATUREZA QUALITATIVA, ASSIM SENDO OS DADOS FORAM COLETADOS EM LIVROS, REVISTAS, PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E REPOSITÓRIOS DE TESES E DISSERTAÇÕES. OS RESULTADOS OBTIDOS NOS PERMITE EXPOR QUE OS TRABALHOS EDUCATIVOS ANCORADOS NUMA PERSPECTIVA GRUPAL APRESENTAM-SE COMO UM CAMINHO FRUTÍFERO PARA A CONSOLIDAÇÃO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO SOCIAL, POSTO QUE POR MEIO DESSE CANAL DIALÓGICO ENTRE OS SUJEITOS QUE COMPÕEM OS GRUPOS, SERIA POSSÍVEL EXPOR NÃO APENAS AS DEMANDAS E DESAFIOS ENFRENTADOS EM SEU COTIDIANO, COMO TAMBÉM PROJETAR POSSÍVEIS CAMINHOS PARA À TRANSFORMAÇÃO OU RESOLUÇÃO DESSES ENTRAVES, OU SEJA, UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA EMANCIPAÇÃO E PENSAMENTO CRÍTICO DO SUJEITO EDUCANDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.