O OBJETIVO DESTE ARTIGO É REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO SEXUAL PARA OS CURSOS DE LICENCIATURAS NO ENSINO SUPERIOR. ATRAVÉS DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, TROUXEMOS OS PRINCIPAIS CONCEITOS ACERCA DA EDUCAÇÃO SEXUAL E SUA PRESENÇA NO CURRÍCULO ESCOLAR. POSTERIORMENTE, APRESENTAMOS OS CONTEÚDOS E CARACTERÍSTICAS DA DISCIPLINA A QUAL ACOMPANHAMOS, COMO DOCENTE E DISCENTE EM PROGRAMA DE MONITORIA, NOS ANOS DE 2019 E 2020. EM UM TERCEIRO MOMENTO, DAMOS DESTAQUE ÀS APRENDIZAGENS E INTERAÇÕES ENTRE OS SUJEITOS PARTICIPANTES DO PROCESSO FORMATIVO. POR FIM, REFLETIMOS SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM NOSSO CONTEXTO E NOVAS POSSIBILIDADES. CONSIDERAMOS QUE A SEXUALIDADE NÃO É ALGO NATURAL, SENDO CONSTRUÍDA HISTÓRICA E CULTURALMENTE. CADA SOCIEDADE TRAZ UM CONTEXTO QUE FOMENTA AS POSSIBILIDADES DE VIVER A SEXUALIDADE DOS SUJEITOS NELA INSERIDOS. NÃO EXCLUÍMOS NESSE CONTEXTO AS RELAÇÕES DE PODER, QUE MUITAS VEZES, FIRMAM O QUE É VISTO COMO CERTO OU ERRADO NESSA DETERMINADA SOCIEDADE. O DEBATE E DISCUSSÃO NO ENSINO SUPERIOR DE TEMAS REFERENTES À SEXUALIDADE TEM SE CONFIGURADO COMO UM ESPAÇO DE PLURALIDADE E DIÁLOGO MULTIDISCIPLINAR. ACREDITAMOS QUE AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM EDUCAÇÃO SEXUAL PRECISAM GANHAR VISIBILIDADE E SEREM RESSALTADAS DENTRO DAS INSTITUIÇÕES.