O PRESENTE ESTUDO JUSTIFICA-SE POR FAZER NECESSÁRIO O OLHAR ATENCIOSO PARA A PRÁTICA DA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A FIM DE SE BUSCAR A CONCEPÇÃO MAIS ADEQUADA À REALIDADE
DE CADA SALA E ALUNO. SUA PROBLEMÁTICA INTEGRA: QUAIS AS CONCEPÇÕES QUE OS DOCENTES
DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAM SOBRE A AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM? QUAIS AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E
LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO FOI
COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, UTILIZADAS PELOS DOCENTES
DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO FORMATIVA DO
EDUCANDO. E OS ESPECÍFICOS VISAM DISCUTIR ELEMENTOS TEÓRICOS QUE EMBASAM AS
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA AVALIAÇÃO NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA,
CONCEITUAR AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZADAS NOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL E CARACTERIZAR AS DIFERENTES FORMAS DE AVALIAÇÃO UTILIZADAS PELOS
DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E
LETRAMENTO. A PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM APORTE TEÓRICO
DOS AUTORES; CAGLIARI (2017), FERREIRO (2016), FREIRE (1997), DENTRE OUTROS. ASSIM,
CONSTATOU-SE QUE A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E
LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SE DESTACA NOS PRECEITOS DA LDB E
DEMAIS INSTITUTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO, OBSERVADOS NA PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR
ESSENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, PROMOVIDOS A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM E SUAS PERSPECTIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL.