Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, POSSIBILIDADES, DESAFIOS Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80639
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1581
    "inscrito_id" => 3679
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => """
      O PRESENTE ESTUDO JUSTIFICA-SE POR FAZER NECESSÁRIO O OLHAR ATENCIOSO PARA A PRÁTICA DA \r\n
      AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A FIM DE SE BUSCAR A CONCEPÇÃO MAIS ADEQUADA À REALIDADE\r\n
      DE CADA SALA E ALUNO. SUA PROBLEMÁTICA INTEGRA: QUAIS AS CONCEPÇÕES QUE OS DOCENTES \r\n
      DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAM SOBRE A AVALIAÇÃO DA \r\n
      APRENDIZAGEM? QUAIS AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E \r\n
      LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO FOI \r\n
      COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, UTILIZADAS PELOS DOCENTES \r\n
      DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO FORMATIVA DO \r\n
      EDUCANDO. E OS ESPECÍFICOS VISAM DISCUTIR ELEMENTOS TEÓRICOS QUE EMBASAM AS \r\n
      CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA AVALIAÇÃO NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA, \r\n
      CONCEITUAR AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZADAS NOS INICIAIS \r\n
      DO ENSINO FUNDAMENTAL E CARACTERIZAR AS DIFERENTES FORMAS DE AVALIAÇÃO UTILIZADAS PELOS \r\n
      DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E \r\n
      LETRAMENTO. A PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM APORTE TEÓRICO \r\n
      DOS AUTORES; CAGLIARI (2017), FERREIRO (2016), FREIRE (1997), DENTRE OUTROS. ASSIM, \r\n
      CONSTATOU-SE QUE A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E \r\n
      LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SE DESTACA NOS PRECEITOS DA LDB E \r\n
      DEMAIS INSTITUTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO, OBSERVADOS NA PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR \r\n
      ESSENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, PROMOVIDOS A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA \r\n
      APRENDIZAGEM E SUAS PERSPECTIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, POSSIBILIDADES, DESAFIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA104_ID9394_29072021211232.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA PEREIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA COSTA"
    "autor_email" => "karlapereira988@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80639
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1581
    "inscrito_id" => 3679
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => """
      O PRESENTE ESTUDO JUSTIFICA-SE POR FAZER NECESSÁRIO O OLHAR ATENCIOSO PARA A PRÁTICA DA \r\n
      AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A FIM DE SE BUSCAR A CONCEPÇÃO MAIS ADEQUADA À REALIDADE\r\n
      DE CADA SALA E ALUNO. SUA PROBLEMÁTICA INTEGRA: QUAIS AS CONCEPÇÕES QUE OS DOCENTES \r\n
      DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAM SOBRE A AVALIAÇÃO DA \r\n
      APRENDIZAGEM? QUAIS AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E \r\n
      LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO FOI \r\n
      COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, UTILIZADAS PELOS DOCENTES \r\n
      DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO FORMATIVA DO \r\n
      EDUCANDO. E OS ESPECÍFICOS VISAM DISCUTIR ELEMENTOS TEÓRICOS QUE EMBASAM AS \r\n
      CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA AVALIAÇÃO NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA, \r\n
      CONCEITUAR AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZADAS NOS INICIAIS \r\n
      DO ENSINO FUNDAMENTAL E CARACTERIZAR AS DIFERENTES FORMAS DE AVALIAÇÃO UTILIZADAS PELOS \r\n
      DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E \r\n
      LETRAMENTO. A PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM APORTE TEÓRICO \r\n
      DOS AUTORES; CAGLIARI (2017), FERREIRO (2016), FREIRE (1997), DENTRE OUTROS. ASSIM, \r\n
      CONSTATOU-SE QUE A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E \r\n
      LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SE DESTACA NOS PRECEITOS DA LDB E \r\n
      DEMAIS INSTITUTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO, OBSERVADOS NA PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR \r\n
      ESSENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, PROMOVIDOS A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA \r\n
      APRENDIZAGEM E SUAS PERSPECTIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, POSSIBILIDADES, DESAFIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA104_ID9394_29072021211232.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA PEREIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA COSTA"
    "autor_email" => "karlapereira988@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ESTUDO JUSTIFICA-SE POR FAZER NECESSÁRIO O OLHAR ATENCIOSO PARA A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A FIM DE SE BUSCAR A CONCEPÇÃO MAIS ADEQUADA À REALIDADE DE CADA SALA E ALUNO. SUA PROBLEMÁTICA INTEGRA: QUAIS AS CONCEPÇÕES QUE OS DOCENTES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAM SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM? QUAIS AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO FOI COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, UTILIZADAS PELOS DOCENTES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO FORMATIVA DO EDUCANDO. E OS ESPECÍFICOS VISAM DISCUTIR ELEMENTOS TEÓRICOS QUE EMBASAM AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA AVALIAÇÃO NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA, CONCEITUAR AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZADAS NOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E CARACTERIZAR AS DIFERENTES FORMAS DE AVALIAÇÃO UTILIZADAS PELOS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. A PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM APORTE TEÓRICO DOS AUTORES; CAGLIARI (2017), FERREIRO (2016), FREIRE (1997), DENTRE OUTROS. ASSIM, CONSTATOU-SE QUE A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SE DESTACA NOS PRECEITOS DA LDB E DEMAIS INSTITUTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO, OBSERVADOS NA PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR ESSENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, PROMOVIDOS A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUAS PERSPECTIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.