O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BUSCA PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL. NO ENTANTO,
A RECENTE REFORMA DO ENSINO MÉDIO IMPACTA NA CONTINUIDADE DA OFERTA DESSE ENSINO. NESSE CONTEXTO,
NESTE ARTIGO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIS AMPLA, TEMOS COMO OBJETIVO É ANALISAR O POSSÍVEL NÚCLEO
CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DO IFPE –
CAMPUS PESQUEIRA. O REFERENCIAL TEÓRICO É A ABORDAGEM ESTRUTURAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. A PESQUISA
É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 42 PROFESSORES/AS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPE - CAMPUS
PESQUEIRA. PARA A COLETA DAS INFORMAÇÕES, REALIZADA DE FORMA REMOTA DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO
CORONAVÍRUS, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS (TALP). PARA A ANÁLISE, TIVEMOS O
AUXÍLIO DO PROGRAMA ON-LINE OPENEVOC. OS RESULTADOS MOSTRARAM COMO POSSÍVEIS ELEMENTOS DO NÚCLEO
CENTRAL: “FORMAÇÃO”, “PROFISSIONALIZAÇÃO” E “TÉCNICO”. O ELEMENTO “FORMAÇÃO”, POSSIVELMENTE O QUE
MELHOR REPRESENTA O NÚCLEO CENTRAL, RELACIONA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À FORMAÇÃO INTEGRAL DO
ESTUDANTE. HÁ, NO ENTANTO, UMA TENDÊNCIA, POR PARTE DE PROFESSORES/AS, EM ASSOCIAR ESSE ENSINO
PRINCIPALMENTE À FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O MERCADO DE TRABALHO. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE
APROFUNDAR ESSES ACHADOS. DESTACAMOS QUE O ESTUDO PODERÁ CONTRIBUIR PARA PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES/AS QUE ATUAM NESSE ENSINO, BEM COMO POSSIBILITAR NOVAS REFLEXÕES QUE FAVOREÇAM SUA DEFESA
EM UM CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO QUE CAMINHA NA CONTRAMÃO DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL.