Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: O POSSÍVEL NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DO IFPE - CAMPUS PESQUEIRA

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO INTEGRADO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, NÚCLEO CENTRA, , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80824
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1848
    "inscrito_id" => 2101
    "titulo" => """
      ENSINO MÉDIO INTEGRADO: O POSSÍVEL NÚCLEO CENTRAL\r\n
      DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR\r\n
      PROFESSORES/AS DO IFPE - CAMPUS PESQUEIRA
      """
    "resumo" => """
      O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BUSCA PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL. NO ENTANTO,\r\n
      A RECENTE REFORMA DO ENSINO MÉDIO IMPACTA NA CONTINUIDADE DA OFERTA DESSE ENSINO. NESSE CONTEXTO,\r\n
      NESTE ARTIGO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIS AMPLA, TEMOS COMO OBJETIVO É ANALISAR O POSSÍVEL NÚCLEO\r\n
      CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DO IFPE –\r\n
      CAMPUS PESQUEIRA. O REFERENCIAL TEÓRICO É A ABORDAGEM ESTRUTURAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. A PESQUISA\r\n
      É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 42 PROFESSORES/AS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPE - CAMPUS\r\n
      PESQUEIRA. PARA A COLETA DAS INFORMAÇÕES, REALIZADA DE FORMA REMOTA DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO\r\n
      CORONAVÍRUS, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS (TALP). PARA A ANÁLISE, TIVEMOS O\r\n
      AUXÍLIO DO PROGRAMA ON-LINE OPENEVOC. OS RESULTADOS MOSTRARAM COMO POSSÍVEIS ELEMENTOS DO NÚCLEO\r\n
      CENTRAL: “FORMAÇÃO”, “PROFISSIONALIZAÇÃO” E “TÉCNICO”. O ELEMENTO “FORMAÇÃO”, POSSIVELMENTE O QUE\r\n
      MELHOR REPRESENTA O NÚCLEO CENTRAL, RELACIONA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À FORMAÇÃO INTEGRAL DO\r\n
      ESTUDANTE. HÁ, NO ENTANTO, UMA TENDÊNCIA, POR PARTE DE PROFESSORES/AS, EM ASSOCIAR ESSE ENSINO\r\n
      PRINCIPALMENTE À FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O MERCADO DE TRABALHO. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE\r\n
      APROFUNDAR ESSES ACHADOS. DESTACAMOS QUE O ESTUDO PODERÁ CONTRIBUIR PARA PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE\r\n
      PROFESSORES/AS QUE ATUAM NESSE ENSINO, BEM COMO POSSIBILITAR NOVAS REFLEXÕES QUE FAVOREÇAM SUA DEFESA\r\n
      EM UM CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO QUE CAMINHA NA CONTRAMÃO DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, NÚCLEO CENTRA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA120_ID2101_26092021095542.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO CÉSAR BISPO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULO CÉSAR"
    "autor_email" => "pcbs@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80824
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1848
    "inscrito_id" => 2101
    "titulo" => """
      ENSINO MÉDIO INTEGRADO: O POSSÍVEL NÚCLEO CENTRAL\r\n
      DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR\r\n
      PROFESSORES/AS DO IFPE - CAMPUS PESQUEIRA
      """
    "resumo" => """
      O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BUSCA PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL. NO ENTANTO,\r\n
      A RECENTE REFORMA DO ENSINO MÉDIO IMPACTA NA CONTINUIDADE DA OFERTA DESSE ENSINO. NESSE CONTEXTO,\r\n
      NESTE ARTIGO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIS AMPLA, TEMOS COMO OBJETIVO É ANALISAR O POSSÍVEL NÚCLEO\r\n
      CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DO IFPE –\r\n
      CAMPUS PESQUEIRA. O REFERENCIAL TEÓRICO É A ABORDAGEM ESTRUTURAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. A PESQUISA\r\n
      É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 42 PROFESSORES/AS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPE - CAMPUS\r\n
      PESQUEIRA. PARA A COLETA DAS INFORMAÇÕES, REALIZADA DE FORMA REMOTA DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO\r\n
      CORONAVÍRUS, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS (TALP). PARA A ANÁLISE, TIVEMOS O\r\n
      AUXÍLIO DO PROGRAMA ON-LINE OPENEVOC. OS RESULTADOS MOSTRARAM COMO POSSÍVEIS ELEMENTOS DO NÚCLEO\r\n
      CENTRAL: “FORMAÇÃO”, “PROFISSIONALIZAÇÃO” E “TÉCNICO”. O ELEMENTO “FORMAÇÃO”, POSSIVELMENTE O QUE\r\n
      MELHOR REPRESENTA O NÚCLEO CENTRAL, RELACIONA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À FORMAÇÃO INTEGRAL DO\r\n
      ESTUDANTE. HÁ, NO ENTANTO, UMA TENDÊNCIA, POR PARTE DE PROFESSORES/AS, EM ASSOCIAR ESSE ENSINO\r\n
      PRINCIPALMENTE À FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O MERCADO DE TRABALHO. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE\r\n
      APROFUNDAR ESSES ACHADOS. DESTACAMOS QUE O ESTUDO PODERÁ CONTRIBUIR PARA PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE\r\n
      PROFESSORES/AS QUE ATUAM NESSE ENSINO, BEM COMO POSSIBILITAR NOVAS REFLEXÕES QUE FAVOREÇAM SUA DEFESA\r\n
      EM UM CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO QUE CAMINHA NA CONTRAMÃO DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, NÚCLEO CENTRA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA120_ID2101_26092021095542.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO CÉSAR BISPO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULO CÉSAR"
    "autor_email" => "pcbs@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BUSCA PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL. NO ENTANTO, A RECENTE REFORMA DO ENSINO MÉDIO IMPACTA NA CONTINUIDADE DA OFERTA DESSE ENSINO. NESSE CONTEXTO, NESTE ARTIGO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIS AMPLA, TEMOS COMO OBJETIVO É ANALISAR O POSSÍVEL NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA. O REFERENCIAL TEÓRICO É A ABORDAGEM ESTRUTURAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 42 PROFESSORES/AS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPE - CAMPUS PESQUEIRA. PARA A COLETA DAS INFORMAÇÕES, REALIZADA DE FORMA REMOTA DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS (TALP). PARA A ANÁLISE, TIVEMOS O AUXÍLIO DO PROGRAMA ON-LINE OPENEVOC. OS RESULTADOS MOSTRARAM COMO POSSÍVEIS ELEMENTOS DO NÚCLEO CENTRAL: “FORMAÇÃO”, “PROFISSIONALIZAÇÃO” E “TÉCNICO”. O ELEMENTO “FORMAÇÃO”, POSSIVELMENTE O QUE MELHOR REPRESENTA O NÚCLEO CENTRAL, RELACIONA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE. HÁ, NO ENTANTO, UMA TENDÊNCIA, POR PARTE DE PROFESSORES/AS, EM ASSOCIAR ESSE ENSINO PRINCIPALMENTE À FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O MERCADO DE TRABALHO. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE APROFUNDAR ESSES ACHADOS. DESTACAMOS QUE O ESTUDO PODERÁ CONTRIBUIR PARA PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS QUE ATUAM NESSE ENSINO, BEM COMO POSSIBILITAR NOVAS REFLEXÕES QUE FAVOREÇAM SUA DEFESA EM UM CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO QUE CAMINHA NA CONTRAMÃO DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.