A PROPOSTA DESTE TRABALHO É DESTACAR O PAPEL DA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA COMO INSTRUMENTO PARA REORGANIZAR A SUBJETIVIDADE EM TORNO DO TEMA DE GÊNERO. A PROBLEMATIZAÇÃO SE DETERÁ NO SILENCIAMENTO EM TORNO DO TEMA DA SEXUALIDADE, SOBRETUDO AO QUE SE REFERE GÊNERO, NA PRESENÇA DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA A INCLUSÃO DESTA TEMÁTICA, PENSAMOS QUE A LITERATURA PODE SER VIA IMPORTANTE PAR REPENSAR E REORGANIZAR SUBJETIVIDADES. ASSIM, A PARTIR DA PERGUNTA: POR QUE O TEMA DE GÊNERO É AUSENTE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA? RETOMAREMOS A REFLEXÃO A PARTIR DA PERGUNTA: EM QUE MEDIDA A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA AMPLIFICA O CONHECIMENTO SOBRE O TEMA DE GÊNERO? A PARTIR DISSO, TEREMOS EM MENTE APRESENTAR, POR MEIO DO LIVRO “TORTO ARADO” DE ITAMAR VIEIRA JUNIOR, CAMINHOS QUE A LITERATURA PODE PROPORCIONAR NA EXPERIENCIA CONSTITUTIVA DOS MODOS DE SUBJETIVIDADE. A METODOLOGIA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SERÁ SUSTENTADA PELO REFERENCIAL TEÓRICO DIALOGARÁ COM A OBRA DE MICHEL FOUCAULT AO PROBLEMATIZAR O TEMA DA LITERATURA, DA LINGUAGEM E DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM DIÁLOGO COM A OBRA DE ROBERTO MACHADO. POR FIM, AO PROBLEMATIZAR O TEMA DE GÊNERO E LITERATURA NA EDUCAÇÃO, DESTACAREMOS O QUANTO A EXPERIÊNCIA DENTRO DE SALA DE AULA PODE SER POTENTE DISPOSITIVO PARA TRANSGREDIR COM MEIOS DE INSERÇÃO PRECONCEITUOSA E, AO MESMO TEMPO, PROPORCIONAR CAMINHOS QUE VIABILIZEM A ALTERIDADE.