AVALIAR EM CONTEXTO DO ENSINO PRESENCIAL SEMPRE FOI VISTO COMO UM DESAFIO. EM CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 O DESAFIO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM ULTRAPASSA OS LIMITES DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DA PRESENTE PESQUISA. O INTUITO DO PRESENTE ARTIGO É DEMONSTRAR OS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA SUPERAR AS DIFICULDADES FRENTE A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. O ARTIGO FOI CONSTRUÍDO COM BASE EM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E PESQUISA REALIZADA COM UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA DO CEARÁ-CE, ATRAVÉS DE PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIO DIGITAL. O ESTUDO MOSTRA QUE OS PROFESSORES ENVOLVIDOS NA PESQUISA RELATAM O DESAFIO DE AVALIAR ADEQUANDO SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS, FAZENDO O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO- TDIC, PARA PROMOVER O ENSINO REMOTO. ENTRE OS ENTRAVES ENCONTRADOS NO CONTEXTO PANDÊMICO ESTÃO A FALTA DE ACESSO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E O ACESSO A INTERNET. A PESQUISA CONSTATA A ADEQUAÇÃO DOS PROFESSORES AO CENÁRIO IMPOSTO PELO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E RÁPIDA ASSIMILAÇÃO DOS CONHECIMENTOS A RESPEITO DO USO DAS TECNOLOGIAS E SEUS USOS NO PROCESSO DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL.