EM CONSEQU?NCIA A PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAV?RUS, NO BRASIL E NO MUNDO A EDUCA??O B?SICA PASSOU POR DIVERSAS TRANSFORMA??ES. O OBJETIVO DESTE ARTIGO ? REFLETIR SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 E ANALISAR OS DESAFIOS DA PR?XIS DOCENTE DA REDE P?BLICA (SECRETARIA DE EDUCA??O DO ESTADO DE S?O PAULO ? SEDUC/SP, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA??O DE S?O BERNARDO DO CAMPO - SME/SBC) E PARTICULAR DO MUNIC?PIO DE S?O BERNARDO DO CAMPO. DE ACORDO COM OS PROCEDIMENTOS T?CNICOS, O PRESENTE ARTIGO CARACTERIZA-SE COMO UMA REVIS?O BIBLIOGR?FICA E ESTUDO DE CASO, VISTO QUE, FORAM DEZOITO ARTIGOS LIDOS, SENDO UTILIZADOS ONZE ARTIGOS E, CONSEQUENTEMENTE, SETE ARTIGOS DESCARTADOS. APLICOU-SE UM QUESTION?RIO AOS 125 DOCENTES DA EDUCA??O B?SICA DA REDE P?BLICA E PRIVADA DO ESTADO DE S?O PAULO. OS RESULTADOS DA PESQUISA FORAM ANALISADOS ATRAV?S DE TABELA SOBRE O PERFIL DO CORPO DOCENTE E AS EXPECTATIVAS DOS MESMOS EM RELA??O ? FORMA??O DE PROFESSORES E O ENSINO REMOTO. POR FIM, EMBORA AS TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TICS) S?O PRESENTES NO S?CULO XXI, EXISTEM DIVERSAS FATORES QUE ACABAM INFLUENCIANDO NA RELA??O PR?XIS PEDAG?GICAS E TICS.