ATUALMENTE OS ALUNOS TEM UMA GRANDE DIFICULDADE DE APRENDIZADO EM RELA??O ?S DISCIPLINAS DE C?LCULOS, E QUANDO SE FALA EM QU?MICA N?O E ALGO DIFERENTE. ? COMUM OUVIRMOS PERGUNTAS DE ONDE PODEMOS ENCONTRAR QU?MICA NO NOSSO DIA A DIA? ? IMPORTANTE QUE O PROFESSOR ENFATIZE AOS ALUNOS QUE A QU?MICA ? UMA CI?NCIA QUE EST? PRESENTE EM SEU COTIDIANO MOTIVANDO-OS A BUSCAREM EXPLICA??ES PARA OS FEN?MENOS QUE OCORREM AO SEU REDOR. UMA MANEIRA MUITO UTILIZADA PELOS PROFESSORES S?O AS AULAS PR?TICAS, ELAS COSTUMAM ATRAIR A ATEN??O E DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A INFLU?NCIA DAS AULAS PR?TICAS DE QU?MICA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, COM O INTUITO DE CONTEXTUALIZAR OS CONCEITOS TE?RICOS, PARA QUE HOUVESSE UMA MAIOR COMPREENS?O DOS ASSUNTOS ABORDADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DO TIPO PESQUISA EXPERIMENTAL E A COLETA DE DADOS FOI FEITA ATRAV?S DA APLICA??O DE QUESTION?RIOS DE PERGUNTAS FECHADAS. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL ADELAIDE ROSA SITUADA NA CIDADE DE ?GUA BRANCA-PI PARA ALUNOS MATRICULADOS NAS TURMAS DE 9?ANO. PRIMEIRAMENTE, FOI REALIZADA UMA AULA TE?RICA SOBRE OS CONTE?DOS QUE ERAM ABORDADOS NO LIVRO E POSTERIORMENTE ERA REALIZADA A PR?TICA DO ASSUNTO. DURANTE AS AULAS PR?TICAS HOUVE O INTERESSE E A PARTICIPA??O DOS ALUNOS QUE SE MOSTRARAM BASTANTE MOTIVADOS, O ENTUSIASMO FOI PERCEBIDO NAS EXPERIMENTA??ES DE TODOS OS CONTE?DOS. PORTANTO, PODE-SE OBSERVAR QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM COMPREENDER OS CONTE?DOS DE UMA MANEIRA DID?TICA, CORROBORANDO COM A IMPORT?NCIA DE AULAS PR?TICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.