Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO METODOLOGIA FACILITADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: AULAS PRÁTICAS, QUÍMICA, APRENDIZAGEM, PROFESSOR, COTIDIANO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80536
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1437
    "inscrito_id" => 7546
    "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO METODOLOGIA FACILITADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "ATUALMENTE OS ALUNOS TEM UMA GRANDE DIFICULDADE DE APRENDIZADO EM RELA??O ?S DISCIPLINAS DE C?LCULOS, E QUANDO SE FALA EM QU?MICA N?O E ALGO DIFERENTE. ? COMUM OUVIRMOS PERGUNTAS DE ONDE PODEMOS ENCONTRAR QU?MICA NO NOSSO DIA A DIA?  ? IMPORTANTE QUE O PROFESSOR ENFATIZE AOS ALUNOS QUE A QU?MICA ? UMA CI?NCIA QUE EST? PRESENTE EM SEU COTIDIANO MOTIVANDO-OS A BUSCAREM EXPLICA??ES PARA OS FEN?MENOS QUE OCORREM AO SEU REDOR. UMA MANEIRA MUITO UTILIZADA PELOS PROFESSORES S?O AS AULAS PR?TICAS, ELAS COSTUMAM ATRAIR A ATEN??O E DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A INFLU?NCIA DAS AULAS PR?TICAS DE QU?MICA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, COM O INTUITO DE CONTEXTUALIZAR OS CONCEITOS TE?RICOS, PARA QUE HOUVESSE UMA MAIOR COMPREENS?O DOS ASSUNTOS ABORDADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DO TIPO PESQUISA EXPERIMENTAL E A COLETA DE DADOS FOI FEITA ATRAV?S DA APLICA??O DE QUESTION?RIOS DE PERGUNTAS FECHADAS. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL ADELAIDE ROSA SITUADA NA CIDADE DE ?GUA BRANCA-PI PARA ALUNOS MATRICULADOS NAS TURMAS DE 9?ANO. PRIMEIRAMENTE, FOI REALIZADA UMA AULA TE?RICA SOBRE OS CONTE?DOS QUE ERAM ABORDADOS NO LIVRO E POSTERIORMENTE ERA REALIZADA A PR?TICA DO ASSUNTO. DURANTE AS AULAS PR?TICAS HOUVE O INTERESSE E A PARTICIPA??O DOS ALUNOS QUE SE MOSTRARAM BASTANTE MOTIVADOS, O ENTUSIASMO FOI PERCEBIDO NAS EXPERIMENTA??ES DE TODOS OS CONTE?DOS. PORTANTO, PODE-SE OBSERVAR QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM COMPREENDER OS CONTE?DOS DE UMA MANEIRA DID?TICA, CORROBORANDO COM A IMPORT?NCIA DE AULAS PR?TICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, QUÍMICA, APRENDIZAGEM, PROFESSOR, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID_29072021101420.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAGYLLA DANIELA DE JESUS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "NAGYLLA DANIELA"
    "autor_email" => "nagyllajorrayna@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80536
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1437
    "inscrito_id" => 7546
    "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO METODOLOGIA FACILITADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "ATUALMENTE OS ALUNOS TEM UMA GRANDE DIFICULDADE DE APRENDIZADO EM RELA??O ?S DISCIPLINAS DE C?LCULOS, E QUANDO SE FALA EM QU?MICA N?O E ALGO DIFERENTE. ? COMUM OUVIRMOS PERGUNTAS DE ONDE PODEMOS ENCONTRAR QU?MICA NO NOSSO DIA A DIA?  ? IMPORTANTE QUE O PROFESSOR ENFATIZE AOS ALUNOS QUE A QU?MICA ? UMA CI?NCIA QUE EST? PRESENTE EM SEU COTIDIANO MOTIVANDO-OS A BUSCAREM EXPLICA??ES PARA OS FEN?MENOS QUE OCORREM AO SEU REDOR. UMA MANEIRA MUITO UTILIZADA PELOS PROFESSORES S?O AS AULAS PR?TICAS, ELAS COSTUMAM ATRAIR A ATEN??O E DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A INFLU?NCIA DAS AULAS PR?TICAS DE QU?MICA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, COM O INTUITO DE CONTEXTUALIZAR OS CONCEITOS TE?RICOS, PARA QUE HOUVESSE UMA MAIOR COMPREENS?O DOS ASSUNTOS ABORDADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DO TIPO PESQUISA EXPERIMENTAL E A COLETA DE DADOS FOI FEITA ATRAV?S DA APLICA??O DE QUESTION?RIOS DE PERGUNTAS FECHADAS. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL ADELAIDE ROSA SITUADA NA CIDADE DE ?GUA BRANCA-PI PARA ALUNOS MATRICULADOS NAS TURMAS DE 9?ANO. PRIMEIRAMENTE, FOI REALIZADA UMA AULA TE?RICA SOBRE OS CONTE?DOS QUE ERAM ABORDADOS NO LIVRO E POSTERIORMENTE ERA REALIZADA A PR?TICA DO ASSUNTO. DURANTE AS AULAS PR?TICAS HOUVE O INTERESSE E A PARTICIPA??O DOS ALUNOS QUE SE MOSTRARAM BASTANTE MOTIVADOS, O ENTUSIASMO FOI PERCEBIDO NAS EXPERIMENTA??ES DE TODOS OS CONTE?DOS. PORTANTO, PODE-SE OBSERVAR QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM COMPREENDER OS CONTE?DOS DE UMA MANEIRA DID?TICA, CORROBORANDO COM A IMPORT?NCIA DE AULAS PR?TICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, QUÍMICA, APRENDIZAGEM, PROFESSOR, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID_29072021101420.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAGYLLA DANIELA DE JESUS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "NAGYLLA DANIELA"
    "autor_email" => "nagyllajorrayna@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ATUALMENTE OS ALUNOS TEM UMA GRANDE DIFICULDADE DE APRENDIZADO EM RELA??O ?S DISCIPLINAS DE C?LCULOS, E QUANDO SE FALA EM QU?MICA N?O E ALGO DIFERENTE. ? COMUM OUVIRMOS PERGUNTAS DE ONDE PODEMOS ENCONTRAR QU?MICA NO NOSSO DIA A DIA? ? IMPORTANTE QUE O PROFESSOR ENFATIZE AOS ALUNOS QUE A QU?MICA ? UMA CI?NCIA QUE EST? PRESENTE EM SEU COTIDIANO MOTIVANDO-OS A BUSCAREM EXPLICA??ES PARA OS FEN?MENOS QUE OCORREM AO SEU REDOR. UMA MANEIRA MUITO UTILIZADA PELOS PROFESSORES S?O AS AULAS PR?TICAS, ELAS COSTUMAM ATRAIR A ATEN??O E DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A INFLU?NCIA DAS AULAS PR?TICAS DE QU?MICA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, COM O INTUITO DE CONTEXTUALIZAR OS CONCEITOS TE?RICOS, PARA QUE HOUVESSE UMA MAIOR COMPREENS?O DOS ASSUNTOS ABORDADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DO TIPO PESQUISA EXPERIMENTAL E A COLETA DE DADOS FOI FEITA ATRAV?S DA APLICA??O DE QUESTION?RIOS DE PERGUNTAS FECHADAS. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL ADELAIDE ROSA SITUADA NA CIDADE DE ?GUA BRANCA-PI PARA ALUNOS MATRICULADOS NAS TURMAS DE 9?ANO. PRIMEIRAMENTE, FOI REALIZADA UMA AULA TE?RICA SOBRE OS CONTE?DOS QUE ERAM ABORDADOS NO LIVRO E POSTERIORMENTE ERA REALIZADA A PR?TICA DO ASSUNTO. DURANTE AS AULAS PR?TICAS HOUVE O INTERESSE E A PARTICIPA??O DOS ALUNOS QUE SE MOSTRARAM BASTANTE MOTIVADOS, O ENTUSIASMO FOI PERCEBIDO NAS EXPERIMENTA??ES DE TODOS OS CONTE?DOS. PORTANTO, PODE-SE OBSERVAR QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM COMPREENDER OS CONTE?DOS DE UMA MANEIRA DID?TICA, CORROBORANDO COM A IMPORT?NCIA DE AULAS PR?TICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.