A POLÍTICA PÚBLICA DE PERNAMBUCO PROMOVE ALGUMAS SOLUÇÕES PARA MINIMIZAR A EXCLUSÃO; A INCLUSÃO DIGITAL É SEU FOCO PARA AUXILIAR O ENSINO APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, COM UM REFERENCIAL TEÓRICO DIVIDIDO EM TRÊS PARTES: A PRIMEIRA PARTE SITUA O LEITOR NA IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL DOS DOCENTES E ESTUDANTES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, EM TEMPO DE PANDEMIA. A SEGUNDA PARTE O ENFOQUE CONTINUA NA INCLUSÃO DIGITAL, MOSTRANDO OS MEIOS QUE O ESTADO DE PERNAMBUCO BUSCOU PARA PRIORIZAR A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO FORMATO REMOTO E
HIBRIDO. A TERCEIRA PARTE, DESCREVE OS RECURSOS ONLINE, USADOS NA INCLUSÃO DIGITAL, PREPARADOS PARA OS DOCENTES, BENEFICIANDO-OS E OS ESTUDANTES. CITA ALGUNS MEIOS QUE O ESTADO IMPLEMENTOU PARA EVITAR A EVASÃO NO MEIO DE UMA PANDEMIA, MOSTRA OS RECURSOS QUE CRIOU PARA PROMOVER A EQUIDADE VALORIZANDO O ESTUDANTE E O DOCENTE COM PROGRAMAS INOVADORES, MUITO AINDA HÁ PARA SER FEITO, MAS O CAMINHO ESTAR SENDO TRILHADO