Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE SOBRE A ESCOLA DO CAMPO E SUAS DIFICULDADES COM O USO DE TECNOLOGIAS

Palavra-chaves: COVID-19, ESCOLA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ACESSO A INTERNET, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80094
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 819
    "inscrito_id" => 1453
    "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE SOBRE A ESCOLA DO CAMPO E SUAS DIFICULDADES COM O USO DE TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "EM MARÇO DE 2020 A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE DECLAROU A COVID-19, COMO SENDO UMA PANDEMIA QUE SE PROPAGOU NO MUNDO INTEIRO, LEVANDO A POPULAÇÃO AO ISOLAMENTO SOCIAL PARA CONTER A CONTAMINAÇÃO EM MASSA DAS PESSOAS. AS ESCOLAS TAMBÉM FORAM AFETADAS E DEVIDO A IMPOSSIBILIDADE DE AULAS PRESENCIAIS FOI ADOTADO O ENSINO REMOTO MUITAS VEZES INTERMEDIADO COM O USO DE TECNOLOGIAS. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE FLORIANO-PI. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESTACAR AS DIFICULDADES DE USO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS PELOS PROFESSORES E ALUNOS DA ZONA RURAL DE FLORIANO-PI E TAMBÉM DESCREVER OS PRINCIPAIS MEIOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES PARA CONSEGUIREM SUPRIR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS DE REALIZAR AS ATIVIDADES ESCOLARES. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS COM PROFESSORES DA ESCOLA PARA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO NO CAMPO. AO OBSERVAR OS RESULTADOS DA PESQUISA PODEMOS IDENTIFICAR ALGUNS PONTOS IMPORTANTES. DENTRE AS DIFICULDADES RELATADAS PELOS PROFESSORES DURANTE A PESQUISA DESTACAMOS AS SEGUINTES: FALTA DE PLANEJAMENTO PARA O ENSINO REMOTO, CARÊNCIA NO DOMÍNIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS, FALTA DE ACESSO À INTERNET, FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA. IDENTIFICAMOS QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS TEM AJUDADO OS PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA COMO TAMBÉM TÊM SIDO O MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE FACILITA A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, PORÉM AINDA SÃO IDENTIFICADOS MUITOS DESAFIOS PRINCIPALMENTE RELACIONADOS AO ACESSO A ESTAS TECNOLOGIAS PRINCIPALMENTE PARA OS ESTUDANTES DO CAMPO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "COVID-19, ESCOLA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ACESSO A INTERNET, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID1453_29072021165918.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELINETE MOREIRA BORGES"
    "autor_nome_curto" => "ELINETE"
    "autor_email" => "elynethe2011@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80094
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 819
    "inscrito_id" => 1453
    "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE SOBRE A ESCOLA DO CAMPO E SUAS DIFICULDADES COM O USO DE TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "EM MARÇO DE 2020 A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE DECLAROU A COVID-19, COMO SENDO UMA PANDEMIA QUE SE PROPAGOU NO MUNDO INTEIRO, LEVANDO A POPULAÇÃO AO ISOLAMENTO SOCIAL PARA CONTER A CONTAMINAÇÃO EM MASSA DAS PESSOAS. AS ESCOLAS TAMBÉM FORAM AFETADAS E DEVIDO A IMPOSSIBILIDADE DE AULAS PRESENCIAIS FOI ADOTADO O ENSINO REMOTO MUITAS VEZES INTERMEDIADO COM O USO DE TECNOLOGIAS. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE FLORIANO-PI. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESTACAR AS DIFICULDADES DE USO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS PELOS PROFESSORES E ALUNOS DA ZONA RURAL DE FLORIANO-PI E TAMBÉM DESCREVER OS PRINCIPAIS MEIOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES PARA CONSEGUIREM SUPRIR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS DE REALIZAR AS ATIVIDADES ESCOLARES. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS COM PROFESSORES DA ESCOLA PARA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO NO CAMPO. AO OBSERVAR OS RESULTADOS DA PESQUISA PODEMOS IDENTIFICAR ALGUNS PONTOS IMPORTANTES. DENTRE AS DIFICULDADES RELATADAS PELOS PROFESSORES DURANTE A PESQUISA DESTACAMOS AS SEGUINTES: FALTA DE PLANEJAMENTO PARA O ENSINO REMOTO, CARÊNCIA NO DOMÍNIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS, FALTA DE ACESSO À INTERNET, FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA. IDENTIFICAMOS QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS TEM AJUDADO OS PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA COMO TAMBÉM TÊM SIDO O MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE FACILITA A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, PORÉM AINDA SÃO IDENTIFICADOS MUITOS DESAFIOS PRINCIPALMENTE RELACIONADOS AO ACESSO A ESTAS TECNOLOGIAS PRINCIPALMENTE PARA OS ESTUDANTES DO CAMPO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "COVID-19, ESCOLA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ACESSO A INTERNET, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID1453_29072021165918.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELINETE MOREIRA BORGES"
    "autor_nome_curto" => "ELINETE"
    "autor_email" => "elynethe2011@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

EM MARÇO DE 2020 A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE DECLAROU A COVID-19, COMO SENDO UMA PANDEMIA QUE SE PROPAGOU NO MUNDO INTEIRO, LEVANDO A POPULAÇÃO AO ISOLAMENTO SOCIAL PARA CONTER A CONTAMINAÇÃO EM MASSA DAS PESSOAS. AS ESCOLAS TAMBÉM FORAM AFETADAS E DEVIDO A IMPOSSIBILIDADE DE AULAS PRESENCIAIS FOI ADOTADO O ENSINO REMOTO MUITAS VEZES INTERMEDIADO COM O USO DE TECNOLOGIAS. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE FLORIANO-PI. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESTACAR AS DIFICULDADES DE USO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS PELOS PROFESSORES E ALUNOS DA ZONA RURAL DE FLORIANO-PI E TAMBÉM DESCREVER OS PRINCIPAIS MEIOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES PARA CONSEGUIREM SUPRIR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS DE REALIZAR AS ATIVIDADES ESCOLARES. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS COM PROFESSORES DA ESCOLA PARA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO NO CAMPO. AO OBSERVAR OS RESULTADOS DA PESQUISA PODEMOS IDENTIFICAR ALGUNS PONTOS IMPORTANTES. DENTRE AS DIFICULDADES RELATADAS PELOS PROFESSORES DURANTE A PESQUISA DESTACAMOS AS SEGUINTES: FALTA DE PLANEJAMENTO PARA O ENSINO REMOTO, CARÊNCIA NO DOMÍNIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS, FALTA DE ACESSO À INTERNET, FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA. IDENTIFICAMOS QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS TEM AJUDADO OS PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA COMO TAMBÉM TÊM SIDO O MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE FACILITA A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, PORÉM AINDA SÃO IDENTIFICADOS MUITOS DESAFIOS PRINCIPALMENTE RELACIONADOS AO ACESSO A ESTAS TECNOLOGIAS PRINCIPALMENTE PARA OS ESTUDANTES DO CAMPO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Maria das Dores

    E um estudo de grande relevancia. Parabens aos autores

    17/01/2022 14:30:05
  • Joaria Costa

    Muito feliz!!!!! Só tenho a agradecer a Deus, aos meus colegas e orientadora ? me sinto realizada

    17/01/2022 13:14:52
  • Antonia ferreira

    Muito feliz com a realização desse trabalho.

    17/01/2022 12:24:42

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.