ESTE ARTIGO BUSCA ANALISAR COMO A CONJUNTURA NACIONAL E O CENÁRIO POLÍTICO E HISTÓRICO DO BRASIL NO QUAL OS MOVIMENTOS SOCIAIS ESTÃO INSERIDOS DEMONSTRAM QUE O INDIVÍDUO OU O COLETIVO PRECISAM SER COMPREENDIDOS DE MODO ISOLADO E NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL. É UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. O PRESENTE ARTIGO ANALISA OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA PERSPECTIVA DE GOHN (2010), DOS PRINCÍPIOS LEGISLATIVOS PRESENTES NOS CONCEITOS DE DEMOCRACIA E CIDADANIA INSTITUCIONALIZADAS A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. ANALISAREMOS O PROCESSO INTERCULTURAL ATRAVÉS DE MÚSICA QUE TRATA A QUESTÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. EM QUE PESE DIZER, QUE TODA ESTA PROPOSTA METODOLÓGICA TRARÁ COMO PLANO DE FUNDO UM MOVIMENTO MAIS AMPLO QUE É O PROCESSO INTERCULTURAL E EDUCACIONAL. NOS RESULTADOS APONTA-SE QUE NO BRASIL, AS PALAVRAS DEMOCRACIA E CIDADANIA ENCONTRAM-SE EM ÊNFASE NA TEORIA POLÍTICA. NO COTIDIANO DAS PESSOAS, O TERMO NA PRÁTICA É PRATICAMENTE INEXISTENTE. A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NO BRASIL ESTEVE SEMPRE VINCULADA AOS INTERESSES DA ELITE, O QUE SE PERCEBE É QUE RARAMENTE ESTIVE VINCULADA A NECESSIDADE DO COLETIVO.