A LINGUAGEM MUSICAL TEM SIDO APONTADA COMO UMA DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO MAIS IMPORTANTE A SER TRABALHADA POR TODA A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL, BEM COMO FORMA DE AMPLIAR O CONHECIMENTO CULTURAL DAS CRIANÇAS E JOVENS DURANTE TODO ESSE PERÍODO DE FORMAÇÃO DO SER HUMANO. COM O INTUITO DE AVANÇAR COM ESSAS DISCUSSÕES, O PRESENTE TRABALHO FOI ELABORADO COM O DESÍGNIO DE REALIZAR UM LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS APRESENTADAS NO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- CONEDU ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2020, QUE PERPASSA A TEMÁTICA DA MUSICALIZAÇÃO EM TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. IDENTIFICAMOS QUE, DE 21.512 TRABALHOS PUBLICADOS NESSE PERÍODO, APENAS 0,96% ABORDAM A TEMÁTICA MÚSICA NO TÍTULO. NESSE CONTEXTO, INVESTIGAMOS A QUANTIDADE DE TRABALHOS PUBLICADOS EM CADA GRUPO DE TRABALHO (GT), SENDO QUE O DE MAIOR REPRESENTATIVIDADE FOI O GT FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DESSA FORMA, ANALISAMOS O TIPO DE ABORDAGEM DOS TRABALHOS DESSE GT ESPECÍFICO. O ESTUDO NOS FEZ ATENTAR NOSSO OLHAR AOS PLANEJAMENTOS E RESULTADOS, DE MODO QUE RECONHEÇAMOS O QUÃO NECESSÁRIO SE FAZ INTERVENÇÕES SIGNIFICATIVAS NO PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR. DESSA FORMA, É POSSÍVEL GARANTIR A APLICAÇÃO DA LINGUAGEM MUSICAL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO EDUCANDO POR UM PROFISSIONAL QUE RECEBA FORMAÇÃO CONSISTENTE PARA ESSE FIM.