Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MÚSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O QUE O CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU) NOS DIZ SOBRE ISSO?

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL, CONEDU, Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79967 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 670 "inscrito_id" => 3059 "titulo" => "A MÚSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O QUE O CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU) NOS DIZ SOBRE ISSO?" "resumo" => "A LINGUAGEM MUSICAL TEM SIDO APONTADA COMO UMA DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO MAIS IMPORTANTE A SER TRABALHADA POR TODA A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL, BEM COMO FORMA DE AMPLIAR O CONHECIMENTO CULTURAL DAS CRIANÇAS E JOVENS DURANTE TODO ESSE PERÍODO DE FORMAÇÃO DO SER HUMANO. COM O INTUITO DE AVANÇAR COM ESSAS DISCUSSÕES, O PRESENTE TRABALHO FOI ELABORADO COM O DESÍGNIO DE REALIZAR UM LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS APRESENTADAS NO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- CONEDU ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2020, QUE PERPASSA A TEMÁTICA DA MUSICALIZAÇÃO EM TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. IDENTIFICAMOS QUE, DE 21.512 TRABALHOS PUBLICADOS NESSE PERÍODO, APENAS 0,96% ABORDAM A TEMÁTICA MÚSICA NO TÍTULO. NESSE CONTEXTO, INVESTIGAMOS A QUANTIDADE DE TRABALHOS PUBLICADOS EM CADA GRUPO DE TRABALHO (GT), SENDO QUE O DE MAIOR REPRESENTATIVIDADE FOI O GT FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DESSA FORMA, ANALISAMOS O TIPO DE ABORDAGEM DOS TRABALHOS DESSE GT ESPECÍFICO. O ESTUDO NOS FEZ ATENTAR NOSSO OLHAR AOS PLANEJAMENTOS E RESULTADOS, DE MODO QUE RECONHEÇAMOS O QUÃO NECESSÁRIO SE FAZ INTERVENÇÕES SIGNIFICATIVAS NO PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR. DESSA FORMA, É POSSÍVEL GARANTIR A APLICAÇÃO DA LINGUAGEM MUSICAL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO EDUCANDO POR UM PROFISSIONAL QUE RECEBA FORMAÇÃO CONSISTENTE PARA ESSE FIM.A LINGUAGEM MUSICAL TEM SIDO APONTADA COMO UMA DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO MAIS IMPORTANTE A SER TRABALHADA POR TODA A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AUXILIANDO N" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL, CONEDU, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID3059_29072021080101.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CAMPANHARO" "autor_nome_curto" => "ADRIANA CAMPANHARO" "autor_email" => "adrianasilveiracampanharo" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79967 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 670 "inscrito_id" => 3059 "titulo" => "A MÚSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O QUE O CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU) NOS DIZ SOBRE ISSO?" "resumo" => "A LINGUAGEM MUSICAL TEM SIDO APONTADA COMO UMA DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO MAIS IMPORTANTE A SER TRABALHADA POR TODA A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL, BEM COMO FORMA DE AMPLIAR O CONHECIMENTO CULTURAL DAS CRIANÇAS E JOVENS DURANTE TODO ESSE PERÍODO DE FORMAÇÃO DO SER HUMANO. COM O INTUITO DE AVANÇAR COM ESSAS DISCUSSÕES, O PRESENTE TRABALHO FOI ELABORADO COM O DESÍGNIO DE REALIZAR UM LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS APRESENTADAS NO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- CONEDU ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2020, QUE PERPASSA A TEMÁTICA DA MUSICALIZAÇÃO EM TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. IDENTIFICAMOS QUE, DE 21.512 TRABALHOS PUBLICADOS NESSE PERÍODO, APENAS 0,96% ABORDAM A TEMÁTICA MÚSICA NO TÍTULO. NESSE CONTEXTO, INVESTIGAMOS A QUANTIDADE DE TRABALHOS PUBLICADOS EM CADA GRUPO DE TRABALHO (GT), SENDO QUE O DE MAIOR REPRESENTATIVIDADE FOI O GT FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DESSA FORMA, ANALISAMOS O TIPO DE ABORDAGEM DOS TRABALHOS DESSE GT ESPECÍFICO. O ESTUDO NOS FEZ ATENTAR NOSSO OLHAR AOS PLANEJAMENTOS E RESULTADOS, DE MODO QUE RECONHEÇAMOS O QUÃO NECESSÁRIO SE FAZ INTERVENÇÕES SIGNIFICATIVAS NO PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR. DESSA FORMA, É POSSÍVEL GARANTIR A APLICAÇÃO DA LINGUAGEM MUSICAL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO EDUCANDO POR UM PROFISSIONAL QUE RECEBA FORMAÇÃO CONSISTENTE PARA ESSE FIM.A LINGUAGEM MUSICAL TEM SIDO APONTADA COMO UMA DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO MAIS IMPORTANTE A SER TRABALHADA POR TODA A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AUXILIANDO N" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL, CONEDU, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID3059_29072021080101.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CAMPANHARO" "autor_nome_curto" => "ADRIANA CAMPANHARO" "autor_email" => "adrianasilveiracampanharo" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A LINGUAGEM MUSICAL TEM SIDO APONTADA COMO UMA DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO MAIS IMPORTANTE A SER TRABALHADA POR TODA A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL, BEM COMO FORMA DE AMPLIAR O CONHECIMENTO CULTURAL DAS CRIANÇAS E JOVENS DURANTE TODO ESSE PERÍODO DE FORMAÇÃO DO SER HUMANO. COM O INTUITO DE AVANÇAR COM ESSAS DISCUSSÕES, O PRESENTE TRABALHO FOI ELABORADO COM O DESÍGNIO DE REALIZAR UM LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS APRESENTADAS NO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- CONEDU ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2020, QUE PERPASSA A TEMÁTICA DA MUSICALIZAÇÃO EM TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. IDENTIFICAMOS QUE, DE 21.512 TRABALHOS PUBLICADOS NESSE PERÍODO, APENAS 0,96% ABORDAM A TEMÁTICA MÚSICA NO TÍTULO. NESSE CONTEXTO, INVESTIGAMOS A QUANTIDADE DE TRABALHOS PUBLICADOS EM CADA GRUPO DE TRABALHO (GT), SENDO QUE O DE MAIOR REPRESENTATIVIDADE FOI O GT FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DESSA FORMA, ANALISAMOS O TIPO DE ABORDAGEM DOS TRABALHOS DESSE GT ESPECÍFICO. O ESTUDO NOS FEZ ATENTAR NOSSO OLHAR AOS PLANEJAMENTOS E RESULTADOS, DE MODO QUE RECONHEÇAMOS O QUÃO NECESSÁRIO SE FAZ INTERVENÇÕES SIGNIFICATIVAS NO PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR. DESSA FORMA, É POSSÍVEL GARANTIR A APLICAÇÃO DA LINGUAGEM MUSICAL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO EDUCANDO POR UM PROFISSIONAL QUE RECEBA FORMAÇÃO CONSISTENTE PARA ESSE FIM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.