A BUSCA QUE ORIENTA E CONDUZ O CONHECIMENTO POSSUI UMA CENTRALIDADE DA CULTURA HUMANA. PORÉM, O LARGO ESPAÇO DOS QUESTIONAMENTOS QUE SÃO CONDUZIDOS PELO PENSAMENTO FILOSÓFICO, VAI ALÉM DA RACIONALIDADE MODERNA, COM AS SUAS ZONAS DE ESCURIDÃO E CLAREZA, AS SUAS FORTALEZAS E DIFICULDADES. DESTA MANEIRA, O PROBLEMA DA PÓS-COLONIALIDADE PASSA POR UMA REVISÃO CRÍTICA DE CONCEITOS QUE FORAM HEGEMONICAMENTE DEFINIDOS PELA RACIONALIDADE MODERNA, COMO SEJAM EM SEUS ASPECTOS HISTÓRICOS, CULTURAIS OU DE CONHECIMENTO, PARTINDO DE UMA ABORDAGEM DE SUBALTERNIDADE. APRESENTAMOS ESTA PESQUISA COMO UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO LIVRO: EPISTEMOLOGIAS DO SUL: DA COLONIALIDADE À DESCOLONIALIDADE DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS E MARIA PAULINA MENESES, AONDE APRESENTAMOS UMA ANÁLISE EDUCACIONAL DOS PROCESSOS REGULAÇÃO/EMANCIPAÇÃO E APROPRIAÇÃO/VIOLÊNCIA E DO COSMOPOLITISMO SUBALTERNO PARA A EDUCAÇÃO.