O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE REFLETIR SOBRE A GLOBALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA POR CORONAVÍRUS (COVID-19), SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, NO QUAL O OBJETO DE ESTUDO DA PESQUISA FORAM OS RESIDENTES ATUANTES NAS TURMAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP. ASSIM, NESTA PROPOSTA DE ESTUDO EM SÍNTESE OS PONTOS A SEREM ABORDADOS SÃO QUESTÕES COMO A GLOBALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO, PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MODELO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O CENÁRIO ESCOLAR NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS. DESTE MODO, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS FORAM A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SEGUIDA DA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM ANÁLISE DESCRITIVA E O ARTIGO SENDO DE NATUREZA QUALITATIVA, TODOS ELES DESEMPENHARAM UM PAPEL PREPONDERANTE PARA CORRESPONDER A TEMÁTICA PROPOSTA. COM BASE NOS RESULTADOS APRESENTADOS CONCLUI-SE QUE A DISCUSSÃO DA TEMÁTICA É NECESSÁRIA VISTO A INDISPENSABILIDADE DE EQUIDADE FRENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS COMO TAMBÉM PELO CONTEÚDO FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.