RESUMO
ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR A EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA REGULAR BILÍNGUE PARA SURDOS. PARTICIPARAM DO ESTUDO NOVE RESIDENTES. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM UMA SALA DE AULA REGULAR BILÍNGUE PARA ESTUDANTES SURDOS, DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DO RECIFE – PE. A COLETA DE DADOS OCORREU EM DOIS MOMENTOS, POR MEIO DE OBSERVAÇÕES DAS REGÊNCIAS DAS RESIDENTES, QUE ACONTECERAM DUAS VEZES POR SEMANA NO PERÍODO DE MARÇO A DEZEMBRO, PERFAZENDO UM TOTAL DE 64 DIAS, E UM QUESTIONÁRIO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AS RESIDENTES USARAM ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS E BEM ADAPTADAS AO ENSINO DO ESTUDANTE SURDO. ATRAVÉS DA IMERSÃO NA ESCOLA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DAS RESIDENTES FORAM REFORMULADAS A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. PORTANTO, PROPOR O DIÁLOGO COM A ACADEMIA E A ESCOLA ASSEGUROU APERFEIÇOAMENTO NÃO SÓ NA FORMAÇÃO DOCENTE, MAS TAMBÉM NA TEMÁTICA DA INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DE IGUALDADE DE OPORTUNIDADE.
PALAVRAS-CHAVE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SALA BILÍNGüE, ESTUDANTES SURDOS.