O IMPACTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS: A PRÁTICA EM SALA DE AULA BILÍNGUE PARA SURDOS.
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79637 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 284 "inscrito_id" => 1703 "titulo" => "O IMPACTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS: A PRÁTICA EM SALA DE AULA BILÍNGUE PARA SURDOS." "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR A EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA REGULAR BILÍNGUE PARA SURDOS. PARTICIPARAM DO ESTUDO NOVE RESIDENTES. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM UMA SALA DE AULA REGULAR BILÍNGUE PARA ESTUDANTES SURDOS, DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DO RECIFE – PE. A COLETA DE DADOS OCORREU EM DOIS MOMENTOS, POR MEIO DE OBSERVAÇÕES DAS REGÊNCIAS DAS RESIDENTES, QUE ACONTECERAM DUAS VEZES POR SEMANA NO PERÍODO DE MARÇO A DEZEMBRO, PERFAZENDO UM TOTAL DE 64 DIAS, E UM QUESTIONÁRIO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AS RESIDENTES USARAM ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS E BEM ADAPTADAS AO ENSINO DO ESTUDANTE SURDO. ATRAVÉS DA IMERSÃO NA ESCOLA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DAS RESIDENTES FORAM REFORMULADAS A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. PORTANTO, PROPOR O DIÁLOGO COM A ACADEMIA E A ESCOLA ASSEGUROU APERFEIÇOAMENTO NÃO SÓ NA FORMAÇÃO DOCENTE, MAS TAMBÉM NA TEMÁTICA DA INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DE IGUALDADE DE OPORTUNIDADE.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SALA BILÍNGüE, ESTUDANTES SURDOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SALA BILÍNGUE, ESTUDANTES SURDOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1703_16072021163615.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LANA RÉGIA GOUVEIA NEVES BENTO" "autor_nome_curto" => "LANA" "autor_email" => "lanaregiab@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79637 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 284 "inscrito_id" => 1703 "titulo" => "O IMPACTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS: A PRÁTICA EM SALA DE AULA BILÍNGUE PARA SURDOS." "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR A EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA REGULAR BILÍNGUE PARA SURDOS. PARTICIPARAM DO ESTUDO NOVE RESIDENTES. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM UMA SALA DE AULA REGULAR BILÍNGUE PARA ESTUDANTES SURDOS, DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DO RECIFE – PE. A COLETA DE DADOS OCORREU EM DOIS MOMENTOS, POR MEIO DE OBSERVAÇÕES DAS REGÊNCIAS DAS RESIDENTES, QUE ACONTECERAM DUAS VEZES POR SEMANA NO PERÍODO DE MARÇO A DEZEMBRO, PERFAZENDO UM TOTAL DE 64 DIAS, E UM QUESTIONÁRIO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AS RESIDENTES USARAM ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS E BEM ADAPTADAS AO ENSINO DO ESTUDANTE SURDO. ATRAVÉS DA IMERSÃO NA ESCOLA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DAS RESIDENTES FORAM REFORMULADAS A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. PORTANTO, PROPOR O DIÁLOGO COM A ACADEMIA E A ESCOLA ASSEGUROU APERFEIÇOAMENTO NÃO SÓ NA FORMAÇÃO DOCENTE, MAS TAMBÉM NA TEMÁTICA DA INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DE IGUALDADE DE OPORTUNIDADE.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SALA BILÍNGüE, ESTUDANTES SURDOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SALA BILÍNGUE, ESTUDANTES SURDOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1703_16072021163615.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LANA RÉGIA GOUVEIA NEVES BENTO" "autor_nome_curto" => "LANA" "autor_email" => "lanaregiab@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }