O BRINCAR É UMA ATIVIDADE MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DA CRIANÇA E ESTA AÇÃO PRECISA SER CONSCIENTEMENTE INCENTIVADA PELOS ADULTOS, PRINCIPALMENTE ÀQUELES QUE ESTÃO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. EM VISTA DISSO, O PRESENTE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), INTITULADO “O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS PESQUISAS VEICULADAS NO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU) ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2020”, PRETENDEU INVESTIGAR E DAR VISIBILIDADE AOS ESTUDOS QUE FORAM SOCIALIZADOS NESTES ANOS, DESTACANDO O FOCO DE CADA UM DELES E OS/AS AUTORES/AUTORAS QUE RESPALDARAM ESTAS PESQUISAS. PARA TANTO, O REFERENCIAL TEÓRICO DESTE TCC ESTÁ APOIADO EM KISHIMOTO (1994,2010), VYGOTSKY (1991), WINNICOTT (1975) QUE SÃO AUTORES DE REFERÊNCIA PARA A TEMÁTICA SOBRE O BRINCAR, DENTRE OUTROS QUE FORAM TRAZIDOS PARA COMPOR ESTE TEXTO. METODOLOGICAMENTE NOS VALEMOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO DOCUMENTAL
ANCORADA EM SEVERINO (2007). OS RESULTADOS A QUE CHEGAMOS, MESMO QUE AINDA PRELIMINARES, INDICAM QUE OS TRABALHOS APRESENTADOS DURANTE AS EDIÇÕES DO CONEDU, ABORDAM TEMÁTICAS RELEVANTES SOBRE O BRINCAR, BEM COMO, AUTORES DE RECONHECIDA IMPORTÂNCIA PARA A ÁREA.
PALAVRAS-CHAVE: CONEDU, BRINCAR, EDUCAÇÃO INFANTIL.