TRATA-SE DO RELATO DE UM PROJETO EM DESENVOLVIMENTO, VINCULADO AO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (PIBIC/UFAL) INTITULADO “A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS” , QUE TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR, NA ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS, SE HÁ A PREVISÃO DE ESTUDOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E PRÁTICOS ENVOLVENDO GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO, CONFORME PRECONIZA A LEI DAS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB Nº 9.394/96) E TAMBÉM A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2/2015, QUE DEFINE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL EM NÍVEL SUPERIOR (CURSOS DE LICENCIATURA, DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS E DE SEGUNDA LICENCIATURA) E PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA.