DIANTE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR MILHÕES DE PROFESSORES EM SEU DIA-A-DIA E NA PRÁTICA DOCENTE, ALGUNS AUTORES E ESTUDOS ACADÊMICOS DISCUTEM SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS DISCENTES NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. SABE-SE QUE NÃO É TAREFA FÁCIL, AVALIAR E ACOMPANHAR UM ANO LETIVO SEM PASSAR POR FALHAS, OU MESMO POR ALGUMA ESPÉCIE DE “FRACASSO”, POR PARTE DO PROFESSOR EM ACHAR QUE NÃO CONSEGUIU SUPRIR SUA META EM ALGUM DIA LETIVO. PENSANDO-SE NISSO E NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ESCREVEU-SE O PRESENTE ARTIGO CIENTÍFICO QUE TEM POR PRINCIPAL OBJETIVO INTEGRAR O ALUNO EM SALA DE AULA DE UMA MANEIRA SIMPLES E DINÂMICA, FAZENDO COM QUE O MESMO CONSIGA APRENDER OS CONTEÚDOS ABORDADOS ATRAVÉS DE AULAS DINÂMICAS E INTERATIVAS. ALÉM DO MAIS, PRETENDE-SE FAZER O ACOMPANHAMENTO DO DISCENTE ATRAVÉS DE RESOLUÇÕES DE LISTAS DE EXERCÍCIOS CONTÍNUAS E TRABALHO EM SALA DE AULA E PESQUISAS DE CAMPO E TAMBÉM ACOMPANHA-LOS EM ATIVIDADES DIVERTIDAS COM ÊNFASE EM MÚSICAS (PARÓDIAS) E CRIAR ESPÉCIES DE “PROGRAMAS”, EM QUE AO FINAL DO SEMESTRE OS ALUNOS QUE MAIS SE DESTACAREM GANHAREM PREMIAÇÕES. EM SUMA, AS TÉCNICAS JÁ MENCIONADAS SÃO DE TOTAL IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS E PARA A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, ALÉM DE SER UM ÓTIMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO. ASSIM, OS DISCENTES TERÃO MAIS INCENTIVO PARA ESTUDAR E CONSEGUIRÃO APRENDER CONTEÚDOS RELACIONANDO TEORIA E PRÁTICA.