O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA ABORDAGEM SOBRE A LEITURA E A ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUE FAVORECE A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA, PROPORCIONANDO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS CAPAZES DE ATENDER OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS PROFISSIONAIS ALFABETIZADORES, CRIANDO EFETIVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA PELO ALUNO DE FORMA AUTÔNOMA. O MESMO É PRIVILEGIADO COM UM ENFOQUE TEÓRICO QUE DÁ ÊNFASE AS QUESTÕES ABORDADAS NESSE ESTUDO ENVOLVENDO A O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. O OBJETIVO É VERIFICAR O DESEMPENHO DO PROFESSOR E DO ALUNO NA REALIZAÇÃO DA PRÁTICA EM SALA DE AULA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INICIAL NA ESCOLA MUNICIPAL FORTUNATO MACEDO, EM SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MA. A METODOLOGIA SE DEU POR MEIO DE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E UMA PESQUISA DE CAMPO, COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO, O RESULTADO É APRESENTADO ATRAVÉS DE GRÁFICOS E POR MEIO DA DIALÉTICA QUE EDUCADOR AINDA USA NO DESENVOLVIMENTO PRÁTICAS TRADICIONAIS PARA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, EXERCÍCIOS ROTINEIROS E ENFADONHOS, DIVERSIFICANDO POUCAS VEZES AS METODOLOGIAS DE TRABALHO.