A ESCOLA B?BLICA DOMINICAL ? UM IMPORTANTE ESPA?O DE EDUCA??O N?O FORMAL PRESENTE NA SOCIEDADE. PARA FUNDAMENTAR ESSA AFIRMA??O, APRESENTO ALGUMAS CONSIDERA??ES QUE POSSIBILITAM O RECONHECIMENTO COMO TAL, POIS CONFORME GONH (2010)
1-APRENDE-SE A CONVIVER COM O OUTRO E COM A DIVERSIDADE. 2- ADAPTA??O DO GRUPO A DIFERENTES CULTURAS, DO INDIV?DUO EM RELA??O AO OUTRO. 3- CONSTRU??O DA IDENTIDADE COLETIVA DO GRUPO. 4- BALIZAMENTO DE REGRAS ?TICAS RELATIVAS ?S CONDUTAS ACEIT?VEIS SOCIALMENTE.
A EBD SURGE COMO UMA PROPOSTA SOCIAL NA INGLATERRA DO S?CULO XVIII. A MOTIVA??O E POSTERIOR DIVULGA??O DAS EBDS FOI A COMPAIX?O DE ROBERT RAIKES QUE, AO VER AS CRIAN?AS OCIOSAS NAS RUAS, SENTIU-SE IMPELIDO A REUNI-LAS EM PROCESSOS EDUCATIVOS UTILIZANDO, PARA ISTO, A B?BLIA COMO LIVRO BASE.
AP?S O RESGATE HIST?RICO DA EBD E A APROXIMA??O COM OS PROCESSOS EDUCATIVOS N?O FORMAIS, APLICOU-SE UM PROJETO DE INTERVEN??O EM UMA EBD DO SUL DE MINAS GERAIS PARA ANALISAR A POTENCIALIDADE DE INSER??O DO DEBATE SOBRE RACISMO E EUGENIA.
A ARTICULA??O DE CONCEITOS, IDEIAS E FATOS HIST?RICOS LEVOU-ME A ENTENDER A IMPORT?NCIA DESTE ESPA?O, FORMANDO E INFORMANDO MILHARES DE PESSOAS DOMINGO AP?S DOMINGO, ABORDANDO DIFERENTES ASSUNTOS COM O COMPROMISSO DA FORMA??O INTEGRAL. CONSOANTE AO PEDAGOGO (A), ? IMPORTANTE LEVARMOS EM CONTA QUE S?O MUITOS QUE, DEVIDO A UMA VIS?O EQUIVOCADA SOBRE A EBD, DEIXAM DE EXERCER NESSE ESPA?O, FUN??ES RELATIVAS ? EDUCA??O. AS EBDS APRESENTAM-SE, COMO ESPA?OS COM POTENCIALIDADES EDUCATIVAS DIVERSAS E POSSIBILIDADES DE INSER??O DE DEBATES VARIADOS.