ESTE ARTIGO TRATA DE UM ESTUDO DO PERÍODO DE ATUAÇÃO COMO RESIDENTES DE PEDAGOGOS EM
FORMAÇÃO INICIAL QUE PARTICIPARAM DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
(PRP). PAUTADO TEORICAMENTE EM FREIRE (1996), MARINS FILHO E SOUZA (2015), SOUZA ET AL (2012),
NÓVOA (1992) SILVA E MARTINS FILHO (2021) A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA PAUTADA EM
PRODANOV E FREITAS (2013) E DOCUMENTAL PAUTADA EM LAKATOS E MARCONI (2001) E CELLARD (2012)
TRAZ A ANÁLISE DO EDITAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA E COLOCA EM PAUTA ESTA POLÍTICA PÚBLICA
PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES, QUE OPORTUNIZA ÀS/AOS LICENCIADAS/OS PROCESSOS DE
IMERSÃO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUPERVISIONADA, A RELAÇÃO TEORIA
E PRÁTICA E APROXIMAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES E SUJEITOS ENVOLVIDOS NESTES PROCESSOS. PARA ALÉM
DISSO, A ANÁLISE DE ACERVO COMO DIÁRIOS DE CAMPO, PROJETOS, PLANOS E AULA E RELATÓRIOS, TRAZ A
EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE VIVENCIADA POR DOIS RESIDENTES EM UMA TURMA DE ANOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL, SUAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO E DO PROGRAMA.