Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS/OS

Palavra-chaves: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PEDAGOGIA, RELAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO TRATA DE UM ESTUDO DO PERÍODO DE ATUAÇÃO COMO RESIDENTES DE PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO INICIAL QUE PARTICIPARAM DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP). PAUTADO TEORICAMENTE EM FREIRE (1996), MARINS FILHO E SOUZA (2015), SOUZA ET AL (2012), NÓVOA (1992) SILVA E MARTINS FILHO (2021) A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA PAUTADA EM PRODANOV E FREITAS (2013) E DOCUMENTAL PAUTADA EM LAKATOS E MARCONI (2001) E CELLARD (2012) TRAZ A ANÁLISE DO EDITAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA E COLOCA EM PAUTA ESTA POLÍTICA PÚBLICA PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES, QUE OPORTUNIZA ÀS/AOS LICENCIADAS/OS PROCESSOS DE IMERSÃO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUPERVISIONADA, A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E APROXIMAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES E SUJEITOS ENVOLVIDOS NESTES PROCESSOS. PARA ALÉM DISSO, A ANÁLISE DE ACERVO COMO DIÁRIOS DE CAMPO, PROJETOS, PLANOS E AULA E RELATÓRIOS, TRAZ A EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE VIVENCIADA POR DOIS RESIDENTES EM UMA TURMA DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SUAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO E DO PROGRAMA.

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