A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DO SÉCULO XVIII TROUXE VÁRIOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E MAIS RAPIDEZ NA FORMA DE PRODUZIR, POR OUTRO LADO ORIGINOU UMA SIGNIFICATIVA ALTERAÇÃO NO MEIO AMBIENTE. POLUENTES GERADOS PELA QUEIMA DE CARVÃO, COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E POLUENTES INDUSTRIAIS, SE ACUMULAM NA ATMOSFERA E DÃO ORIGEM ÀS CHUVAS ÁCIDAS. ESSE TIPO DE CHUVA É ALTAMENTE PERIGOSO, EM RAZÃO DO IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO. O PROTOCOLO DE KYOTO É UMA ALTERNATIVA, QUE JÁ ESTÁ EM PRÁTICA EM ALGUNS PAÍSES ALTAMENTE INDUSTRIALIZADOS E DESENVOLVIDOS, ONDE ESTÃO ACORDADOS A REDUZIREM O NÍVEL DE EMISSÕES DE GASES POLUENTES NA ATMOSFERA. NO BRASIL, O FENÔMENO DA CHUVA ÁCIDA OCORRE SOBRE AS MAIORES METRÓPOLES DO PAÍS. CONSIDERADO TEMA TRANSVERSAL OBRIGATÓRIO PELOS PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS), O MEIO AMBIENTE PASSOU A SER UTILIZADO COMO TEMA DE ESTUDO PARA O ENSINO DE VÁRIAS DISCIPLINAS, PRINCIPALMENTE A GEOGRAFIA. NESTA PERCEPÇÃO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, ANALISAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ACERCA DO TEMA CHUVA ÁCIDA DA E.E HENRIQUE DE SOUZA FILHO – HENFIL, NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO DAS NEVES/MG BUSCANDO DETECTAR AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DO FENÔMENO.