NO CONTEXTO GERADO A PARTIR DA PANDEMIA GLOBAL ENFRENTADA CONTRA O V?RUS DA COVID-19 DESDE 2020 E AINDA EM 2021 NO BRASIL, CONSTATAMOS OS ESFOR?OS EMPREENDIDOS POR EDUCADORES, GRUPOS E ESCOLAS DO SETOR P?BLICO E PRIVADO PARA GARANTIR O DIREITO B?SICO DE EDUCA??O A POPULA??O. COM A EXPANS?O E UTILIZA??O DAS M?DIAS DIGITAIS, UMA DAS ALTERNATIVAS PARA REMEDIAR A CRISE ENFRENTADA PELO DISTANCIAMENTO SOCIAL IMPOSTO PELO V?RUS, A FIM DE PROMOVER A EDUCA??O, COMUNICA??O E SOCIALIZA??O FOI A UTILIZA??O, CADA VEZ MAIS, DOS ESPA?OS EDUCATIVOS WEB O QUE TORNOU MAIS COMUM AS PR?TICAS DE MULTILETRAMENTOS NOS DIFERENTES ESPA?OS FORMATIVOS. DIANTE DISSO, ? NESSE SENTIDO QUE ESTA PESQUISA SE APRESENTA. OBJETIVA-SE, PORTANTO, ANALISAR A OFICINA PEDAG?GICA VIRTUAL COMO RECURSO PARA A CONSTRU??O DE UMA PR?TICA DE MULTILETRAMENTOS NA FORMA??O DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NO CONTEXTO DE PANDEMIA. METODOLOGICAMENTE SE TRATA DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA, TENDO COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS UM ROTEIRO DE OFICINA PEDAG?GICA, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA ON-LINE, ENCONTROS REMOTOS, DE MODO S?NCRONO VIA PLATAFORMA DIGITAL E A ADO??O DE UM QUESTION?RIO ON-LINE. A POPULA??O REFERE-SE A ALUNOS DE ESCOLAS DA REDE PRIVADA LOCALIZADA EM CURITIBA-PR E COORDENADORES PEDAG?GICOS QUE ATUAM NESTES LOCAIS DE ENSINO. CONCLUIU-SE QUE OS ALUNOS PUDERAM DINAMIZAR CONHECIMENTOS DA L?NGUA COM A UTILIZA??O DO G?NERO P?STER E SUA APLICA??O NAS ARTES, CRIANDO UM REPERT?RIO CR?TICO SOCIAL E ART?STICO, CONSTATANDO QUE A OFICINA PEDAG?GICA VIRTUAL PROPORCIONOU O PROTAGONISMO DISCENTE, ARGUMENTANDO-SE FAVORAVELMENTE COMO RECURSO PEDAG?GICO PARA REALIZA??O DE UMA PR?TICA DE MULTILETRAMENTOS.