Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, METODOLOGIAS ATIVAS, , Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79653
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 301
    "inscrito_id" => 1509
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ENSINO DA DISCIPLINA DE QU?MICA NO ENSINO M?DIO ? ABORDADO COM METODOLOGIAS TRADICIONAIS ONDE OS ESTUDANTES S?O AGENTES PASSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROFESSOR ? MOSTRADO COMO FIGURA DE AUTORIDADE M?XIMA E ?NICO DETENTOR DO CONHECIMENTO. COM ISSO, OS ESTUDANTES T?M A PERCEP??O DE QUE A DISCIPLINA DE QU?MICA ? ENTEDIANTE E DESMOTIVANTE. AS METODOLOGIAS ATIVAS ? UMA ALTERNATIVA QUE PODE CONTRIBUIR PARA MUDAR ESTE QUADRO, J? QUE ELAS T?M O ESTUDANTE COMO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROFESSOR COMO MEDIADOR/FACILITADOR. QUANDO OS ESTUDANTES ASSUMEM A POSTURA DE AGENTES ATIVOS, PODEM INTERAGIR E ARGUMENTAR NAS AULAS. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? VERIFICAR O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTA??O POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE QU?MICA. O MATERIAL PARA AN?LISE FOI CONSTRU?DO POR MEIO DE OBSERVA??O DAS AULAS DE QU?MICA DE UMA TURMA DO 1? ANO DO ENSINO M?DIO. A AN?LISE DECORREU MEDIANTE O CICLO DOS PRINC?PIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. ESTE TRABALHO CONFIGURA-SE COMO UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO. O PROFESSOR OBSERVADO ESTAVA EXERCENDO UM PAPEL DE FACILITADOR E MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. UMA VEZ QUE, SEMPRE LAN?AVA PERGUNTAS PARA INTERAGIR COM OS ESTUDANTES, E COM ISSO ESTIMULAVA A PARTICIPA??O DE TODOS PARA ARGUMENTAREM DURANTE AS AULAS. O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTA??O ATRAV?S DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS OBSERVADAS SURGIU QUANDO O PROFESSOR CONDUZIA AS EXPLICA??ES DOS ASSUNTOS, ASSIM ELE CEDIA ESPA?OS PARA QUE OS ESTUDANTES FOSSEM APRESENTANDO SUAS OPINI?ES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, METODOLOGIAS ATIVAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1509_18072021193044.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CLÁUDIO SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIO SOARES"
    "autor_email" => "claudiojoseclaudio4s@gmai"
    "autor_ies" => "IFPE INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79653
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 301
    "inscrito_id" => 1509
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ENSINO DA DISCIPLINA DE QU?MICA NO ENSINO M?DIO ? ABORDADO COM METODOLOGIAS TRADICIONAIS ONDE OS ESTUDANTES S?O AGENTES PASSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROFESSOR ? MOSTRADO COMO FIGURA DE AUTORIDADE M?XIMA E ?NICO DETENTOR DO CONHECIMENTO. COM ISSO, OS ESTUDANTES T?M A PERCEP??O DE QUE A DISCIPLINA DE QU?MICA ? ENTEDIANTE E DESMOTIVANTE. AS METODOLOGIAS ATIVAS ? UMA ALTERNATIVA QUE PODE CONTRIBUIR PARA MUDAR ESTE QUADRO, J? QUE ELAS T?M O ESTUDANTE COMO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROFESSOR COMO MEDIADOR/FACILITADOR. QUANDO OS ESTUDANTES ASSUMEM A POSTURA DE AGENTES ATIVOS, PODEM INTERAGIR E ARGUMENTAR NAS AULAS. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? VERIFICAR O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTA??O POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE QU?MICA. O MATERIAL PARA AN?LISE FOI CONSTRU?DO POR MEIO DE OBSERVA??O DAS AULAS DE QU?MICA DE UMA TURMA DO 1? ANO DO ENSINO M?DIO. A AN?LISE DECORREU MEDIANTE O CICLO DOS PRINC?PIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. ESTE TRABALHO CONFIGURA-SE COMO UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO. O PROFESSOR OBSERVADO ESTAVA EXERCENDO UM PAPEL DE FACILITADOR E MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. UMA VEZ QUE, SEMPRE LAN?AVA PERGUNTAS PARA INTERAGIR COM OS ESTUDANTES, E COM ISSO ESTIMULAVA A PARTICIPA??O DE TODOS PARA ARGUMENTAREM DURANTE AS AULAS. O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTA??O ATRAV?S DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS OBSERVADAS SURGIU QUANDO O PROFESSOR CONDUZIA AS EXPLICA??ES DOS ASSUNTOS, ASSIM ELE CEDIA ESPA?OS PARA QUE OS ESTUDANTES FOSSEM APRESENTANDO SUAS OPINI?ES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, METODOLOGIAS ATIVAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1509_18072021193044.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CLÁUDIO SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIO SOARES"
    "autor_email" => "claudiojoseclaudio4s@gmai"
    "autor_ies" => "IFPE INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O ENSINO DA DISCIPLINA DE QU?MICA NO ENSINO M?DIO ? ABORDADO COM METODOLOGIAS TRADICIONAIS ONDE OS ESTUDANTES S?O AGENTES PASSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROFESSOR ? MOSTRADO COMO FIGURA DE AUTORIDADE M?XIMA E ?NICO DETENTOR DO CONHECIMENTO. COM ISSO, OS ESTUDANTES T?M A PERCEP??O DE QUE A DISCIPLINA DE QU?MICA ? ENTEDIANTE E DESMOTIVANTE. AS METODOLOGIAS ATIVAS ? UMA ALTERNATIVA QUE PODE CONTRIBUIR PARA MUDAR ESTE QUADRO, J? QUE ELAS T?M O ESTUDANTE COMO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROFESSOR COMO MEDIADOR/FACILITADOR. QUANDO OS ESTUDANTES ASSUMEM A POSTURA DE AGENTES ATIVOS, PODEM INTERAGIR E ARGUMENTAR NAS AULAS. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? VERIFICAR O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTA??O POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE QU?MICA. O MATERIAL PARA AN?LISE FOI CONSTRU?DO POR MEIO DE OBSERVA??O DAS AULAS DE QU?MICA DE UMA TURMA DO 1? ANO DO ENSINO M?DIO. A AN?LISE DECORREU MEDIANTE O CICLO DOS PRINC?PIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. ESTE TRABALHO CONFIGURA-SE COMO UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO. O PROFESSOR OBSERVADO ESTAVA EXERCENDO UM PAPEL DE FACILITADOR E MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. UMA VEZ QUE, SEMPRE LAN?AVA PERGUNTAS PARA INTERAGIR COM OS ESTUDANTES, E COM ISSO ESTIMULAVA A PARTICIPA??O DE TODOS PARA ARGUMENTAREM DURANTE AS AULAS. O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTA??O ATRAV?S DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS OBSERVADAS SURGIU QUANDO O PROFESSOR CONDUZIA AS EXPLICA??ES DOS ASSUNTOS, ASSIM ELE CEDIA ESPA?OS PARA QUE OS ESTUDANTES FOSSEM APRESENTANDO SUAS OPINI?ES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.