O ENSINO DA DISCIPLINA DE QU?MICA NO ENSINO M?DIO ? ABORDADO COM METODOLOGIAS TRADICIONAIS ONDE OS ESTUDANTES S?O AGENTES PASSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROFESSOR ? MOSTRADO COMO FIGURA DE AUTORIDADE M?XIMA E ?NICO DETENTOR DO CONHECIMENTO. COM ISSO, OS ESTUDANTES T?M A PERCEP??O DE QUE A DISCIPLINA DE QU?MICA ? ENTEDIANTE E DESMOTIVANTE. AS METODOLOGIAS ATIVAS ? UMA ALTERNATIVA QUE PODE CONTRIBUIR PARA MUDAR ESTE QUADRO, J? QUE ELAS T?M O ESTUDANTE COMO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROFESSOR COMO MEDIADOR/FACILITADOR. QUANDO OS ESTUDANTES ASSUMEM A POSTURA DE AGENTES ATIVOS, PODEM INTERAGIR E ARGUMENTAR NAS AULAS. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? VERIFICAR O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTA??O POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE QU?MICA. O MATERIAL PARA AN?LISE FOI CONSTRU?DO POR MEIO DE OBSERVA??O DAS AULAS DE QU?MICA DE UMA TURMA DO 1? ANO DO ENSINO M?DIO. A AN?LISE DECORREU MEDIANTE O CICLO DOS PRINC?PIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. ESTE TRABALHO CONFIGURA-SE COMO UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO. O PROFESSOR OBSERVADO ESTAVA EXERCENDO UM PAPEL DE FACILITADOR E MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. UMA VEZ QUE, SEMPRE LAN?AVA PERGUNTAS PARA INTERAGIR COM OS ESTUDANTES, E COM ISSO ESTIMULAVA A PARTICIPA??O DE TODOS PARA ARGUMENTAREM DURANTE AS AULAS. O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTA??O ATRAV?S DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS OBSERVADAS SURGIU QUANDO O PROFESSOR CONDUZIA AS EXPLICA??ES DOS ASSUNTOS, ASSIM ELE CEDIA ESPA?OS PARA QUE OS ESTUDANTES FOSSEM APRESENTANDO SUAS OPINI?ES.