A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79653 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 301 "inscrito_id" => 1509 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA" "resumo" => "O ENSINO DA DISCIPLINA DE QU?MICA NO ENSINO M?DIO ? ABORDADO COM METODOLOGIAS TRADICIONAIS ONDE OS ESTUDANTES S?O AGENTES PASSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROFESSOR ? MOSTRADO COMO FIGURA DE AUTORIDADE M?XIMA E ?NICO DETENTOR DO CONHECIMENTO. COM ISSO, OS ESTUDANTES T?M A PERCEP??O DE QUE A DISCIPLINA DE QU?MICA ? ENTEDIANTE E DESMOTIVANTE. AS METODOLOGIAS ATIVAS ? UMA ALTERNATIVA QUE PODE CONTRIBUIR PARA MUDAR ESTE QUADRO, J? QUE ELAS T?M O ESTUDANTE COMO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROFESSOR COMO MEDIADOR/FACILITADOR. QUANDO OS ESTUDANTES ASSUMEM A POSTURA DE AGENTES ATIVOS, PODEM INTERAGIR E ARGUMENTAR NAS AULAS. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? VERIFICAR O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTA??O POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE QU?MICA. O MATERIAL PARA AN?LISE FOI CONSTRU?DO POR MEIO DE OBSERVA??O DAS AULAS DE QU?MICA DE UMA TURMA DO 1? ANO DO ENSINO M?DIO. A AN?LISE DECORREU MEDIANTE O CICLO DOS PRINC?PIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. ESTE TRABALHO CONFIGURA-SE COMO UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO. O PROFESSOR OBSERVADO ESTAVA EXERCENDO UM PAPEL DE FACILITADOR E MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. UMA VEZ QUE, SEMPRE LAN?AVA PERGUNTAS PARA INTERAGIR COM OS ESTUDANTES, E COM ISSO ESTIMULAVA A PARTICIPA??O DE TODOS PARA ARGUMENTAREM DURANTE AS AULAS. O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTA??O ATRAV?S DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS OBSERVADAS SURGIU QUANDO O PROFESSOR CONDUZIA AS EXPLICA??ES DOS ASSUNTOS, ASSIM ELE CEDIA ESPA?OS PARA QUE OS ESTUDANTES FOSSEM APRESENTANDO SUAS OPINI?ES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, METODOLOGIAS ATIVAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1509_18072021193044.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CLÁUDIO SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIO SOARES" "autor_email" => "claudiojoseclaudio4s@gmai" "autor_ies" => "IFPE INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79653 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 301 "inscrito_id" => 1509 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA" "resumo" => "O ENSINO DA DISCIPLINA DE QU?MICA NO ENSINO M?DIO ? ABORDADO COM METODOLOGIAS TRADICIONAIS ONDE OS ESTUDANTES S?O AGENTES PASSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROFESSOR ? MOSTRADO COMO FIGURA DE AUTORIDADE M?XIMA E ?NICO DETENTOR DO CONHECIMENTO. COM ISSO, OS ESTUDANTES T?M A PERCEP??O DE QUE A DISCIPLINA DE QU?MICA ? ENTEDIANTE E DESMOTIVANTE. AS METODOLOGIAS ATIVAS ? UMA ALTERNATIVA QUE PODE CONTRIBUIR PARA MUDAR ESTE QUADRO, J? QUE ELAS T?M O ESTUDANTE COMO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PROFESSOR COMO MEDIADOR/FACILITADOR. QUANDO OS ESTUDANTES ASSUMEM A POSTURA DE AGENTES ATIVOS, PODEM INTERAGIR E ARGUMENTAR NAS AULAS. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? VERIFICAR O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTA??O POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE QU?MICA. O MATERIAL PARA AN?LISE FOI CONSTRU?DO POR MEIO DE OBSERVA??O DAS AULAS DE QU?MICA DE UMA TURMA DO 1? ANO DO ENSINO M?DIO. A AN?LISE DECORREU MEDIANTE O CICLO DOS PRINC?PIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. ESTE TRABALHO CONFIGURA-SE COMO UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO. O PROFESSOR OBSERVADO ESTAVA EXERCENDO UM PAPEL DE FACILITADOR E MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. UMA VEZ QUE, SEMPRE LAN?AVA PERGUNTAS PARA INTERAGIR COM OS ESTUDANTES, E COM ISSO ESTIMULAVA A PARTICIPA??O DE TODOS PARA ARGUMENTAREM DURANTE AS AULAS. O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTA??O ATRAV?S DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS OBSERVADAS SURGIU QUANDO O PROFESSOR CONDUZIA AS EXPLICA??ES DOS ASSUNTOS, ASSIM ELE CEDIA ESPA?OS PARA QUE OS ESTUDANTES FOSSEM APRESENTANDO SUAS OPINI?ES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, METODOLOGIAS ATIVAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1509_18072021193044.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CLÁUDIO SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIO SOARES" "autor_email" => "claudiojoseclaudio4s@gmai" "autor_ies" => "IFPE INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }