Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSIÇÕES SOBRE A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS E AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, NÚMEROS, APRENDIZAGEM, PRÁTICAS PEDAGÓGICA, ANOS INICIAIS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80349
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1163
    "inscrito_id" => 6863
    "titulo" => """
      A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: \r\n
      PROPOSIÇÕES SOBRE A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS E \r\n
      AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO
      """
    "resumo" => "ESTE TRABALHO, OBJETIVOU DISCUTIR O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DA ANÁLISE DE ALGUMAS PROPOSIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA, SOBRE O ENSINO DE NÚMEROS NESSA ETAPA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PARTIR DE ALGUNS ENSAIOS DO MINISTRANTE DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, O DISCENTE PROVOCOU OS ALUNOS PARA DESENVOLVEREM DISCUSSÕES SOBRE A FORMA COMO A MATEMÁTICA PODE SER ENSINADA COM O USO DESSES MATERIAIS. OS RESULTADOS INDICAM A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO, CONHECEREM ALÉM DAS DIVERSAS TENDÊNCIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA, AS METODOLOGIAS QUE POSSIBILITAM UM MELHOR APRENDER POR PARTE DOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE AS QUE VALORIZAM AS VIVÊNCIAS E AS REALIDADES SOCIAIS DESSES EDUCANDOS, E QUE MOSTRAM QUE PARA AS CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS, A MATEMÁTICA E OS NÚMEROS TÊM UMA GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS O USO SOCIAL DESSES ELEMENTOS NUMÉRICOS, FAZEM PARTE DE SUAS REALIDADES COTIDIANAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, NÚMEROS, APRENDIZAGEM, PRÁTICAS PEDAGÓGICA, ANOS  INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID8230_24032021174447.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA RENATA MARQUES MUNIZ"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA MUNIZ"
    "autor_email" => "deboramuniz.historia@gmai"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80349
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1163
    "inscrito_id" => 6863
    "titulo" => """
      A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: \r\n
      PROPOSIÇÕES SOBRE A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS E \r\n
      AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO
      """
    "resumo" => "ESTE TRABALHO, OBJETIVOU DISCUTIR O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DA ANÁLISE DE ALGUMAS PROPOSIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA, SOBRE O ENSINO DE NÚMEROS NESSA ETAPA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PARTIR DE ALGUNS ENSAIOS DO MINISTRANTE DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, O DISCENTE PROVOCOU OS ALUNOS PARA DESENVOLVEREM DISCUSSÕES SOBRE A FORMA COMO A MATEMÁTICA PODE SER ENSINADA COM O USO DESSES MATERIAIS. OS RESULTADOS INDICAM A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO, CONHECEREM ALÉM DAS DIVERSAS TENDÊNCIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA, AS METODOLOGIAS QUE POSSIBILITAM UM MELHOR APRENDER POR PARTE DOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE AS QUE VALORIZAM AS VIVÊNCIAS E AS REALIDADES SOCIAIS DESSES EDUCANDOS, E QUE MOSTRAM QUE PARA AS CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS, A MATEMÁTICA E OS NÚMEROS TÊM UMA GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS O USO SOCIAL DESSES ELEMENTOS NUMÉRICOS, FAZEM PARTE DE SUAS REALIDADES COTIDIANAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, NÚMEROS, APRENDIZAGEM, PRÁTICAS PEDAGÓGICA, ANOS  INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID8230_24032021174447.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA RENATA MARQUES MUNIZ"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA MUNIZ"
    "autor_email" => "deboramuniz.historia@gmai"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO, OBJETIVOU DISCUTIR O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DA ANÁLISE DE ALGUMAS PROPOSIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA, SOBRE O ENSINO DE NÚMEROS NESSA ETAPA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PARTIR DE ALGUNS ENSAIOS DO MINISTRANTE DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, O DISCENTE PROVOCOU OS ALUNOS PARA DESENVOLVEREM DISCUSSÕES SOBRE A FORMA COMO A MATEMÁTICA PODE SER ENSINADA COM O USO DESSES MATERIAIS. OS RESULTADOS INDICAM A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO, CONHECEREM ALÉM DAS DIVERSAS TENDÊNCIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA, AS METODOLOGIAS QUE POSSIBILITAM UM MELHOR APRENDER POR PARTE DOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE AS QUE VALORIZAM AS VIVÊNCIAS E AS REALIDADES SOCIAIS DESSES EDUCANDOS, E QUE MOSTRAM QUE PARA AS CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS, A MATEMÁTICA E OS NÚMEROS TÊM UMA GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS O USO SOCIAL DESSES ELEMENTOS NUMÉRICOS, FAZEM PARTE DE SUAS REALIDADES COTIDIANAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.