OS JOGOS SÃO CAPAZES DE ATRAIR ADULTOS E CRIANÇAS, SENDO RESPONSÁVEIS POR PROMOVER APRENDIZAGENS DE MANEIRA LÚDICA E IMERSIVA. O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR A CRIAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO RECICLÁVEIS VOLTADOS PARA CRIANÇAS DO NÍVEL V DA EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIADOS COM BASE NOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). DESSA FORMA, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL DISCUTIR O PAPEL DOS JOGOS DE TABULEIRO NA APRENDIZAGEM E APRESENTAR POSSIBILIDADES DE CRIAÇÕES. NESSE CONTEXTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE NATUREZA BÁSICA, PAUTADA NOS PRESSUPOSTOS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E QUALITATIVA, DE MODO A POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES APOIADOS NOS JOGOS DE TABULEIROS QUE PODEM SER CRIADOS PELO PROFESSOR. INSPIRADOS NOS AUTORES: MAURO TEIXEIRA (1970); CARLOS TEIXEIRA (1995) E ALVES (2015). A PESQUISA VISA APRESENTAR O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS, FEITOS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, ALINHADOS AO DOCUMENTO DA BNCC, ESTIMULANDO O APERFEIÇOAMENTO DE HABILIDADES NOS CINCO CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS. POR FIM, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS JOGOS DE TABULEIRO PRODUZIDOS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PODEM AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COLABORANDO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, ALÉM DE ESTIMULAR O PROCESSO DE CURADORIA DO PROFESSOR.