O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS ATIVIDADES DE ENSINO APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS NO ENSINO ON-LINE PARTINDO DE UMA PERSPECTIVA DO OLHAR DOS ALUNOS E DA VIV?NCIA DE CIBERCULTURA DE (L?VY. 1997) E (SANTAELLA. 2003) E EDUCA??O ON-LINE DE (SANTOS. 2009) COMO DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEM?TICA E BOLSISTAS DE DOIS PROGRAMAS DE FORMA??O INICIAL DOCENTE: PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (PRP) E PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID) DESENVOLVIDOS DE FORMA REMOTA. IREMOS APRESENTAR AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NAS A??ES DESENVOLVIDAS NAS AULAS DE MATEM?TICA DE ESCOLAS DE EDUCA??O B?SICA, TAIS COMO: HIST?RIA DA MATEM?TICA, RESOLU??O DE PROBLEMAS, GAMEFICA??O E JOGOS UTILIZANDO PLATAFORMAS ONLINE COMO KAHOOT, MENTIMETER E WORDWALL, OBTENDO RESULTADOS IMPORTANTES NO APRENDIZADO COM A MELHORIA E INOVA??O NAS AULAS DE MATEM?TICA DAS ESCOLAS E DOS ALUNOS DE MAIOR PARTICIPA??O EM AULA DOS ALUNOS, E UM APRENDIZADO MAIS SATISFAT?RIO. AL?M DISSO, AS NOVAS EXPERI?NCIAS VIVIDAS, COM O USO DE NOVAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS A??ES DO PIBID E DO PRP ACRESCENTARAM NOVAS APRENDIZAGENS AO NOSSO CURR?CULO DE FORMA??O INICIAL DOCENTE.