ESTE ARTIGO BUSCA ABORDAR O LETRAMENTO MATEMÁTICO COMO PARTE DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE TEM COMO INTUITO GARANTIR O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E SEU USO NO COTIDIANO ESCOLAR BEM COMO NO DIA A DIA DE TODAS AS PESSOAS, TRAZENDO DISCUSSÕES A RESPEITO DO ENSINO QUE PARTE DO PROFESSOR PARA O ALUNO NO CONTEXTO DO ENSINO DESTA DISCIPLINA A PARTIR DO LETRAMENTO MATEMÁTICO. BASEAMO-NOS EM AUTORES COMO D’AMBRÓSIO (1999) E SCHELIEMANN (1998) QUE TRAZEM CONTRIBUIÇÕES A RESPEITO DAS SUAS PERCEPÇÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS E DOCUMENTOS COMO O PISA E A BNCC QUE NORTEIAM O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PAÍS, CONFIGURANDO ESTE ESTUDO RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. CONCLUINDO QUE NOS ANOS INICIAIS E NO ENSINO FUNDAMENTAL COMEÇAM AS BASES QUE SUSTENTARÃO A ESTRUTURA DE RACIOCÍNIO QUE É FORJADA PARA COMPREENSÃO DE ESPECIFICIDADES DOS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS E DO BOM USO DA COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO QUE SÃO HABILIDADES QUE A COMPÕEM.