O ENSAIO É UM ESTUDO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E SEUS REFLEXOS NO CURRÍCULO, PROBLEMATIZANDO A
RELEVÂNCIA DOS TEMAS NA FORMAÇÃO DOCENTE, SEGUNDO A ÓTICA DA TEORIA QUEER. AINDA É BASTANTE
PRESENTE O EQUÍVOCO SOBRE O QUE VIRIA A SER GÊNERO E SEXUALIDADE, BEM COMO DE SUAS IMPLICAÇÕES
EM PRÁTICAS EDUCACIONAIS. EM UM PRIMEIRO MOMENTO, ELUCIDAREMOS OS CONCEITOS CENTRAIS DO
ENSAIO DE ACORDO COM ESTUDIOSOS/AS DA ÁREA E SEUS REFLEXOS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ASPIRANTES
À DOCÊNCIA. POSTERIORMENTE, EVIDENCIAREMOS O USO DA TEORIA QUEER COMO POSSIBILIDADE DE UMA
PRÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO NÃO-SEXISTA NOS DIAS ATUAIS. POR FIM, DESAFIOS FORMATIVOS COM BASE NA
ANÁLISE DAS RESPOSTAS A UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO DADAS POR 83 ESTUDANTES DE CURSOS DE
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. MESMO O(A) PROFESSOR(A) CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO SER
COMPARTILHANDO SABERES, EXISTE UMA RESISTÊNCIA POR PARTE DOCENTE DE APLICAÇÕES E CONHECIMENTOS
MAIS APROFUNDADOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE.