ESSE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES MATRICULADOS NA ESCOLA REGULAR. ATUALMENTE, VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE ONDE A DIVERSIDADE HUMANA É INEGÁVEL, NEM SEMPRE É FÁCIL CONVIVER COM AS DIFERENÇAS. DIANTE DISSO, EXISTEM DIVERSAS BARREIRAS RELACIONADAS A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL, FAMILIAR E SOCIAL. MESMO ASSIM, FORAM CRIADAS DIVERSAS LEIS E DIRETRIZES QUE FAVORECEM O ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR, POR MEIO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM EQUIDADE. ALÉM DISSO, O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO TEM PROPORCIONADO UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, EMBORA NÃO SIGNIFICA QUE A IMPLANTAÇÃO DO AEE JÁ EVIDENCIA A INCLUSÃO POR COMPLETO NO ESPAÇO ESCOLAR. É PRECISO QUE O CORPO DOCENTE DESENVOLVA DIVERSAS PRÁTICAS NA SALA DE AULA QUE FAVOREÇA O APRENDIZADO DESSE PÚBLICO ESPECÍFICO, A ESCOLA DEVE ESTAR PREPARADA COM AÇÕES QUE VISEM A INCLUSÃO POR INTEGRAL. ISSO SERÁ APRESENTADO NESSE TRABALHO, TRAZENDO UMA REVISÃO DE LITERATURA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, CONTEMPLANDO DIVERSOS AUTORES COMO BAPTISTA (2002), BEYER (2006), DAYRELL (1996), PERRENOUD (1993), MANTOAN (1997), ENTRE OUTROS.