O PRESENTE ARTIGO EMERGE DA PESQUISA DE TCC DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFPB, CAMPUS ESPERANÇA, APRESENTADO NO FINAL DE 2020. TRATA-SE DE UM TEXTO QUE TEM POR OBJETIVO APRESENTAR PARTE DOS RESULTADOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “VOZES DA SUBALTERNIDADE E PROTAGONISMO JUVENIL, CENAS DA GEO-GRAFIA DA VIDA EM HQS”, DECORRENTE DO EDITAL 01/2019, CHAMADA INTERCONECTA, MATERIALIZADO NO IFPB, CAMPUS ESPERANÇA, NO ANO DE 2019. O PROJETO OBJETIVOU DESENCADEAR ESPAÇOS DE AUTONOMIA E PROTAGONISMO AO JOVEM, POR MEIO DE HQS, COM O INTUITO DE ELUCIDAR VOZES DO SUBALTERNO E DA SUBALTERNIDADE. O PROJETO DE PESQUISA SE DEU A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE LEITURAS DE LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E DEMAIS TEXTOS, ASSIM COMO LEITURAS E ANÁLISES DE HQS. A PARTIR DISSO, EM DIÁLOGO COM OS INTEGRANTES DA PESQUISA, ELEGEMOS O PERSONAGEM NEGRO PARA SER REFLETIDO NAS HQS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A REPRESENTAÇÃO DA NEGRITUDE NOS QUADRINHOS AINDA É UM CAMPO QUE PRECISA SER PROBLEMATIZADO. DIANTE DESSE PRESSUPOSTO, CRIAMOS UMA HQ INTITULO-A “TORNAR-SE NEGRA”, CUJA TEMÁTICA CIRCULA ENTRE O PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL NA SOCIEDADE E NA ESCOLA E A QUESTÃO DA AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA. NA SEQUÊNCIA, DESENVOLVEMOS UM APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS, COM O MESMO TÍTULO, PARA ACOMODAR A HQ, ALÉM DE CONTEMPLAR QUESTÕES SOBRE RACISMO E NEGRITUDE. O PROJETO FOI FINALIZADO COM APRESENTAÇÕES DOS RESULTADOS À COMUNIDADE ESCOLAR.