AO LONGO DA HISTÓRIA, A SOCIEDADE VEM FORTALECENDO AS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO E APONTANDO A ESCOLA COMO A INSTITUIÇÃO IDEAL PARA PROMOVER, FORMALMENTE, O CONHECIMENTO E DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL. NO ENTANTO, ESSAS RELAÇÕES COSTUMAM TAMBÉM ESTAR LIMITADAS AO TRABALHO MERAMENTE VOLTADO PARA INTERESSES DO CAPITAL. NESSE SENTIDO, O PRÓPRIO SISTEMA EDUCACIONAL, DIANTE DE CLAROS INTERESSES MERCADOLÓGICOS, ACABA REPRODUZINDO OS ESPAÇOS DE LUTA DE CUNHO SOCIAL, PERPETUANDO A DOMINAÇÃO POLÍTICA, SOCIAL E ECONÔMICA POR PARTE DA ELITE, NA QUAL A CLASSE DIRIGENTE É FORMADA PARA CONTINUAR SENDO DIRIGENTE E AS CLASSES POPULARES PARA CONTINUAR POPULARES. FACE O EXPOSTO, O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR AS CATEGORIAS TRABALHO E EDUCAÇÃO E COMO ESTAS ESTÃO INSERIDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. ASSIM, PRETENDE-SE SUSCITAR REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, E NÃO COMO MERO INSTRUMENTO DE MERCADO.