A MICROBIOLOGIA AJUSTA CONHECIMENTOS APLICADOS E BÁSICOS A SEREM UTILIZADOS EM DIFERENTES CONTEXTOS VISANDO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS. POR SE TRATAR DE UM MATERIAL DIDÁTICO QUE É UTILIZADO COMO ÚNICA FONTE DE CONHECIMENTO, EXISTE A PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE DESSA FERRAMENTA, ENTRETANTO, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ( MEC) JUNTAMENTE COM O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO ( PNLD ) VEM REALIZANDO UMA CRITERIOSA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS EXEMPLARES DISTRIBUÍDOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. PORÉM, SE CONSTATA QUE AS OBRAS APRESENTAM PROBLEMAS QUE PODEM COMPROMETER O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES E NESSE SENTIDO, SE FEZ NECESSÁRIO DESENVOLVER PESQUISAS QUE AJUDEM O TRABALHO REALIZADO PELO PNLD. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO PROPOSTA ANALISAR OS CONTEÚDOS DE MICROBIOLOGIA (TAXONOMIA E MORFOLOGIA) DE BACTÉRIAS, FUNGOS E VÍRUS E VERIFICAR COMO ESSES CONTEÚDOS VÊM SENDO ABORDADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO E SE ESTÃO CORRELACIONADOS COM LIVROS DIDÁTICOS DE INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES). PARA ISTO FORAM ANALISADOS EXEMPLARES DE MATERIAL DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD 2018 E COLETADO EM ESCOLA DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CRUZ DAS ALMAS-BA. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRARAM A NECESSIDADE DE REFORMULAÇÃO E AJUSTES DOS CONTEÚDOS DESSE MATERIAL DIDÁTICO.