ESTE ARTIGO ABORDA O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E SEUS DESAFIOS COMO RECURSO DIDÁTICO A SER
APLICADO, NOTADAMENTE NO ENSINO REMOTO, DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL, OCASIONADO EM
VIRTUDE DA PANDEMIA DA COVID-19. FOCALIZA OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS
TECNOLÓGICAS TANTO POR PARTE DOS DOCENTES QUANTO DISCENTES, SOBRETUDO NA CRIAÇÃO DE SALAS DE AULA
EM AMBIENTES VIRTUAIS, TRAZENDO A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL COMO EMBASAMENTO DESSA POSSÍVEL
DIFICULDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, EXPLANANDO UMA METODOLOGIA ATIVA COM A PERSPECTIVA
DE PROTAGONIZAR OS ALUNOS NESSE PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO. O OBJETIVO É ANALISAR AS
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS CONSTRUÍDAS E APLICADAS PASSÍVEIS DE SEREM UTILIZADAS PELOS PROFESSORES PARA
DAR CONTINUIDADE AOS SEMESTRES ACADÊMICOS DE FORMA REMOTA, BUSCANDO PERCEBER O POTENCIAL DA
APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE INSERIDA NESSA NOVA MODALIDADE DE ENSINO A
DISTÂNCIA. E PARA ALCANÇAR ESSES OBJETIVOS, FOI FEITA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA
APROFUNDAMENTO TEÓRICO E METODOLÓGICO, OBTENDO UM RESULTADO SATISFATÓRIO EM RELAÇÃO A APLICAÇÃO
DESSAS METODOLOGIAS ATIVAS. POR FIM EVIDENCIAREMOS A IMPORTÂNCIA DE LEVANTAR QUESTÕES SOBRE
METODOLOGIAS ATIVAS QUE SE INTEGREM COM A VIVÊNCIA OBTIDA PELOS DISCENTES, DESSE MODO, PENSADA
PARA QUE O ALUNO OBTENHA UMA APRENDIZAGEM EFICAZ.