BARBOSA, Raile Cabral et al.. O letramento digital e a formação docente. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/82496>. Acesso em: 05/11/2024 07:04
O TERMO LETRAMENTO DIGITAL É RECENTE NAS LITERATURAS, NO ENTANTO, É MUITO NECESSÁRIO PARA AS REFLEXÕES QUE PERMEIAM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ESTÃO DENTRO DAS ESCOLAS, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EMERGENCIAL REMOTA, BEM COMO NO SISTEMA HÍBRIDO DE EDUCAÇÃO E NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, OU AINDA, NO ENSINO PRESENCIAL EM ATIVIDADES QUE ENVOLVAM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. ESTA PESQUISA, PORTANTO, TEM CARÁTER QUALITATIVO E BIBLIOGRÁFICO E REFLETE SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO DOCENTE. CONCLUI-SE, A PARTIR DOS POSTULADOS TEÓRICOS, E DAS REFLEXÕES REALIZADAS ATRAVÉS DOS ESTUDOS APRESENTADOS, QUE HÁ UMA URGÊNCIA EVIDENTE DE PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE QUE SEJAM CAPAZES DE POTENCIALIZAR AS PRÁTICAS DE ENSINO E PROMOVER UMA EDUCAÇÃO QUALITATIVA AOS ESTUDANTES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR E SOCIAL.